REIVINDICAÇÕES

Representantes de bairros de Caxias do Sul levam demandas à Câmara de Vereadores

Integrantes da União das Associações de Bairros entregaram para a Mesa Diretora uma série de reivindicações

Foto: Vania Marta Espeiorin/Câmara Caxias
Foto: Vania Marta Espeiorin/Câmara Caxias

Integrantes da atual diretoria da União das Associações de Bairros de Caxias do Sul (UAB) estiveram na Câmara Municipal, nesta terça-feira (7), para apresentar algumas reivindicações dos moradores de bairros e loteamentos da cidade e saudar os integrantes da nova Mesa Diretora. O presidente do Legislativo, vereador Lucas Caregnato (PT) e a segunda vice-presidente da Casa, Andressa Marques (PCdoB) recepcionaram o presidente da UAB, Valdir Walter, e os demais membros da entidade e moradores de bairros; Salvio Fontes (vice-presidente); Teresângela Aguiar Borelli (secretária); Maurício Rossini dos Santos (diretor de Habitação); Thales Silva (diretor de Comunicação); Sane Fiuza (diretora de Formação); e os moradores do Loteamento São Pedro Luiz Santos e Felipe Cardoso. De parte do Parlamento, também participaram do encontro o diretor-geral da Casa, Ricardo Barazzetti, e o chefe da Assessoria de Comunicação Social, Thales Comerlato Castagna.

O presidente Caregnato agradeceu a visita e disse que a Câmara está de portas abertas aos comunitaristas. Aproveitou a visita das lideranças para informar que o Parlamento pretende estar mais presente nos bairros e loteamentos da cidade. Nesse sentido, adiantou que a atual gestão deseja ouvir a UAB, as Associações de Moradores de Bairros (Amobs) e as comunidades, através dos seus líderes e moradores.

“Queremos construir conjuntamente ações e até mesmo ferramentas que possam estreitar a relação do Legislativo Caxiense com os bairros da nossa cidade”, destaca Caregnato.

Presidente da UAB, Valdir Walter disse que ele e as diretorias estão abertos a essa construção e que a Câmara pode contar com as lideranças comunitárias nesta legislatura.

“Uma ideia que já podemos apresentar é de fazer edições mais regionais do Câmara Vai aos Bairros. Assim, envolve mais gente e fica menos cansativo aos presidentes de bairros e loteamentos que trabalham o dia todo e se desdobram para poder participar”, indica Walter.

Na vice-presidência da entidade, Salvio Fontes solicitou apoio da Casa em relação às plataformas de comunicação da UAB.

Em termos de atuação geral do movimento comunitário, a vereadora Andressa Marques, que está licenciada do cargo de diretora de Trânsito, Transporte e Mobilidade da entidade, considera oportuno o Legislativo saber o que a UAB está pensando para o desenvolvimento da cidade. Diretor de Habitação da entidade, Maurício Rossini dos Santos se colocou preocupado com a falta de uma regulamentação melhor em relação às cobranças de condomínios, que, muitas vezes, acabam comprometendo a permanência do morador em determinadas unidades habitacionais. Morador do Loteamento São Pedro, Luiz Santos disse que os moradores precisam de um parque com espaço para uma estação de ginástica principalmente para as pessoas mais velhas se exercitarem. Por fim, Sane Fiuza, entre outros temas, destacou as dificuldades que a falta de vagas na Educação Infantil causa hoje na sociedade. Ela também cumprimentou a nova Mesa Diretora, desejando sucesso aos integrantes.

Além do presidente Caregnato, integram a Mesa Diretora 2025: os parlamentares Wagner Petrini (PSB) (1º vice-presidente), Andressa Campanher Marques (PCdoB) (2ª vice-presidenta), Alexandre Bortoluz (Bortola) (PP) (1º secretário) e Andressa Mallmann Bassani (PDT) (2ª secretária).