Com 3.883 votos, o vereador Rafael Bueno (PDT) foi reeleito para o seu quarto mandato na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Com o resultado, o parlamentar passa a ser o mais longevo do parlamento caxiense, do qual faz parte desde 2012, quando tinha 21 anos e foi eleito o vereador mais jovem da história da cidade na época. Antes disso, ele havia sido eleito presidente da Associação de Moradores do Bairro (Amob) Cristo Redentor com 17 anos.
Bueno relata a sensação de alegria e compromisso com a população. Contudo, acredita que a longevidade não é um peso, mas uma sensação de dever cumprido e aumento da responsabilidade com a população caxiense. Ele atribui o resultado aos mandatos, de acordo com ele, voltados para as principais causas da comunidade, como saúde, educação e proteção animal.
Além disso, cita o que define como “uma campanha franciscana” com entrega de material diretamente para a população, sem adesivos, faixa e windbanners.
“São os vizinhos e os amigos que multiplicam o nosso apoio. O segredo é trabalhar durante os quatro anos de forma clara e transparente e o resultado aparece nas urnas. Eu posso ir do Psol ao PL (partidos), mas as pessoas conhecem o Rafael e sabem de onde eu vim”, relata emocionado
Outra história contada pelo vereador é que sua mãe não queria que ele entrasse para a política. Prometeu que, se algum dia escutasse que ele havia feito algo de errado, Rafael não poderia mais entrar em casa. Por isso, ressalta, sempre buscar mostrar que está fazendo o bem na vida das pessoas.
Por fim, garante que o mandato vai continuar sendo guiado pelo trabalho e resultado para a população, sendo atuante e resolutivo com os problemas da comunidade.