DEFINIÇÕES

PSDB de Caxias do Sul convoca reunião após saída de Eduardo Leite do partido

Encontro marcado para 19 de maio debaterá o futuro da sigla no município e os reflexos da decisão do governador, que rompe com o partido após 24 anos

PSDB de Caxias do Sul convoca reunião após saída de Eduardo Leite do partido

Caxias do Sul - A executiva municipal do PSDB em Caxias do Sul convocou para o próximo dia 19 de maio, segunda-feira, uma reunião com todos os membros do diretório e filiados. O encontro será realizado na Câmara de Vereadores e tem como pauta principal os desdobramentos da saída do governador Eduardo Leite da sigla, após mais de duas décadas de trajetória tucana.

O convite foi feito pelo deputado estadual Neri, o Carteiro, que preside o diretório local. Ele destaca que o momento exige escuta, diálogo e unidade.

“Muitos colegas têm feito indagações sobre o futuro partidário, em virtude das definições na esfera nacional e do posicionamento do governador Eduardo Leite”, afirmou Neri.

A expectativa é de que o encontro sirva para alinhar o posicionamento local diante das mudanças no cenário político estadual e nacional.

“Vamos debater esses rumos dando voz a todos, com a certeza de que continuaremos unidos em torno do nosso projeto, direcionado para fazer a boa política”, completou o parlamentar.

A saída de Eduardo Leite, representa uma inflexão importante para o PSDB. O movimento amplia as incertezas sobre o futuro da legenda, que já vinha passando por disputas internas e reconfigurações em diversos estados.

Mudança de partido e repercussões políticas

Leite anunciou que vai se filiar, nesta sexta-feira (09), ao Partido Social Democrático (PSD). Dessa forma, o governador deixará o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), após 24 anos de filiação.

A cerimônia está prevista para ocorrer no gabinete da Direção Nacional do PSD, em São Paulo, no bairro Bela Vista, às 15h. Há uma semana, Gilberto Kassab, presidente da sigla, chegou a afirmar que Leite poderia concorrer à Presidência da República, caso migrasse para a legenda.

No fim de abril, o PSDB avançou com a fusão com o Podemos, que deve ser concluída até junho, na convenção nacional da legenda. A expectativa é que o número “45” seja aposentado das urnas.