PROGRAMA

Projeto-piloto de reciclagem é implementado na rede municipal de ensino em Caxias do Sul

O programa foi lançado inicialmente na Escola Municipal Caetano Costamilan, em Loreto, que atende 158 estudantes

Projeto de reciclagem é implementado na rede municipal
Projeto de reciclagem é implementado na rede municipal | Foto: Divulgação/ SMED

Foi lançado nesta quarta-feira (23) em Caxias do Sul o programa: “Recicle Bem, Faça o Bem: cidade mais limpa!”. O ato, organizado pela Secretaria da Educação (SMED), ocorreu na Escola Municipal Caetano Costamilan, em Loreto, que atende 158 estudantes. O projeto-piloto será realizado inicialmente na instituição e será avaliado antes de ser implementado em outras escolas.

A iniciativa visa incentivar a reciclagem e a separação correta de resíduos em escolas. O programa oferece o ciclo completo da cadeia de reciclagem, educando os alunos e transformando-os em protagonistas na preservação do meio ambiente. O programa funciona de forma a oferecer um sistema de troca de embalagens recicláveis por brindes sustentáveis.

O Recicle Bem, Faça o Bem irá funcionar da seguinte forma: os alunos recebem ecobags para transportar as embalagens até a escola; as embalagens são depositadas em ecopontos, que podem ser máquinas coletoras eletrônicas; o aplicativo para celulares gera a contagem de pontos e mede o engajamento dos alunos; e os pontos podem ser trocados por brindes.

Segundo a secretária da Educação, Flávia Vergani, o programa é pioneiro na rede municipal e tem o objetivo de desenvolver projetos educacionais ligados à sustentabilidade e educação ambiental.

“Cabe destacar que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aborda  habilidades referentes à educação ambiental, as quais devem ser transversais, perpassando as diferentes áreas do conhecimento”, explica.