A direção da Fundação de Assistência Social (FAS) de Caxias do Sul entregou na segunda-feira (16) para as coordenações das casas de acolhimento Sol Nascente e Estrela Guia, o Plano Político Pedagógico (PPP) que norteará a atuação dos abrigos institucionais estatais para crianças e adolescentes.
Elaborado pela equipe técnica da FAS, principalmente educadores sociais que atuam nos abrigos, o documento aborda os vários pontos que devem embasar as equipes desses espaços no convívio rotineiro com as crianças e adolescentes. O mesmo cuidado, por exemplo, que as famílias têm nas suas casas com o tempo de uso de equipamentos eletrônicos (TV, videogame, celular) também é tratado no PPP.
Aliás, essa parte do documento ressalta bem a preocupação e o profissionalismo que nortearam a confecção do plano. As orientações quanto ao tempo e horários de exposição a equipamentos eletrônicos seguiram orientações técnicas da Sociedade Brasileira de Pediatria, com tópicos tratando especificamente de cada faixa etária.
“Este projeto proporcionou o alinhamento de conceitos e fluxos, além do aperfeiçoamento das ações, consolidando as informações. As orientações vão desde o momento de acolhida da criança ou adolescente, a implantação das assembleias, uso de tecnologias, livro da vida, enfrentamento e prevenção ao racismo, protocolos em situações de crise e abordagem em parceria com a Guarda Municipal”, explica a diretora de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Franciele Roso.
Uma grupo de servidores ficará encarregado da atualização do PPP. O grupo irá se reunir mensalmente, recolhendo opiniões dos trabalhadores diretamente envolvidos nos serviços de acolhimento, para o constante aprimoramento e adaptação do regramento.
para casas de