Caxias do Sul

Prefeitura mantém serviço materno-infantil dentro do Pompéia até transferência para o Virvi Ramos

Gestão será realizada por organização social especializada em administração de saúde contratada de forma emergencial, com supervisão da Secretaria Municipal da Saúde

Prefeitura mantém serviço materno-infantil dentro do Pompéia até transferência para o Virvi Ramos
Foto: Rafaela Trevisan/ Divulgação

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), manterá o serviço materno-infantil pelo SUS dentro do Hospital Pompéia até que ocorra a transferência para o Hospital Virvi Ramos. O município concluiu a contratação emergencial de entidade que fará a gestão do serviço durante esse período, a partir de 1º de janeiro de 2024. A assinatura do contrato entre o Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde – Ideas e a Prefeitura ocorreu na quinta-feira (28/), no Salão Nobre da Prefeitura. A responsabilidade pelos atendimentos será do Instituto, com supervisão da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Os atendimentos ocorrerão na estrutura já disponível no Pompéia, com equipe multidisciplinar contratada pelo Ideas, enquanto o hospital Virvi Ramos realiza a estruturação de área que abrigará toda a unidade materno-infantil que antes era mantida pelo Pompéia. O espaço já existe no Virvi Ramos e necessita de adequações, com investimento do Município e do Governo do Estado. A previsão é de que essa obra dure cerca de seis meses, tempo em que a maternidade continuará em espaço cedido pelo Pompéia, sob gestão do Ideas e com acompanhamento da Secretaria Municipal da Saúde. Durante esse período, os casos de alto risco que necessitarem de UTI serão encaminhados ao Hospital Geral (HG), uma vez que o HG é a referência para esse tipo de atendimento. A UTI neonatal existente no Hospital Pompéia será desativada devido à baixa ocupação e ao alto custo de manutenção do serviço, conforme acordado com a Secretaria Estadual da Saúde. A nova UTI será construída no Virvi Ramos.

A modalidade de contratação assinada nesta quinta foi definida em função da impossibilidade de o próprio Virvi Ramos assumir o serviço neste momento ou de que outras instituições de Caxias do Sul tivessem interesse, capacidade técnica ou disponibilidade. A Prefeitura buscou alternativas para a migração da maternidade desde o momento em que o Hospital Pompéia comunicou a intenção de interromper o serviço. No entanto, houve dificuldade em função do nível de complexidade envolvido nesse tipo de atendimento de saúde, bem como tratativas que acabaram não evoluindo.

“É um dia muito importante para Caxias do Sul, estamos encerrando o ano com mais uma boa notícia para a comunidade. Estamos honrando com um compromisso que havíamos assumido com a sociedade de Caxias do Sul e assinando um contrato emergencial com o Ideas, que é uma empresa que tem expertise, que domina essa área e assim nenhuma mãe de Caxias do Sul precisará sair da cidade para ganhar os seus bebês. Um passo muito importante e mais um compromisso nosso assumido e que estamos entregando e honrando com aquilo que é o nosso propósito, de fazer sempre o melhor para a nossa comunidade”, destaca o prefeito Adiló Didomenico.

“Todas as possibilidades foram exaustivamente analisadas e, por fim, chegamos a essa definição, que somada ao compromisso assumido anteriormente pelo Virvi Ramos, assegura todos os atendimentos dentro de Caxias do Sul, com a segurança e responsabilidade que sempre prezamos. Agradecemos a todos envolvidos nas diversas etapas desse processo, em que nosso objetivo único sempre foi garantir o atendimento à população”, completa a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi.

O Instituto Ideias foi representado pelo gerente corporativo de Implantações, Gustavo Colombo. A organização social é especializada na gestão de saúde e foi criada há sete anos. Tem sede em Florianópolis (SC) e escritório ativo em São Leopoldo (RS) – um dos critérios buscados pela SMS era justamente uma entidade com proximidade com Caxias do Sul. Foi necessário apresentar ampla documentação que atestasse a idoneidade da instituição, bem como comprovar atuação na área de desenvolvimento de técnicas e operação de gestão em serviços de saúde do SUS.

Atualmente o Ideas tem projetos em execução nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Mato Grosso. Na área de maternidade e hospitalar (média e alta complexidade), tem experiência de atuação em diversas instituições, dentre elas Ilha Hospital & Maternidade (Florianópolis), Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros (São Paulo), Hospital Geral de Nova Iguaçu e Hospital Materno Infantil Santa Catarina (Criciúma) e Hospital Regional Dra. Zilda Arns (Rio de Janeiro).

Fonte: Assessoria de Imprensa