Prefeitura de Caxias do Sul prorroga sindicância sobre suposta fraude em licitações

Quatro funcionárias do quadro efetivo estão afastadas do trabalho há dois meses. Elas tiveram a suspensão prorrogada por mais 30 dias

Publicado por
16:52 - 12/04/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Divulgação/Prefeitura

O Diário Oficial do Município de Caxias do Sul publicou, na edição desta sexta-feira (12), a prorrogação da suspensão de quatro servidoras públicas municipais. Elas estavam afastadas da função pública desde o dia 14 de fevereiro. A manutenção do afastamento é por mais 30 dias e encerra em 13 de maio.

As servidoras são investigadas em uma sindicância instaurada pela Procuradoria-Geral do Município (PGM), em fevereiro. A finalidade é investigar a participação de cinco funcionários públicos municipais em suposta fraude em processos licitatórios.

Três servidoras estão lotadas na PGM. A quarta faz parte do quadro da Secretaria da Receita Municipal (SRM). O quinto suspeito de envolvimento ocupava um cargo comissionado (CC) na Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS). Ele foi suspenso e depois exonerado.

Na época, o procurador-geral do município, Adriano Tacca, disse que pediu a abertura de uma sindicância para apurar possíveis irregularidades identificadas pelo Executivo. Contudo, elas não foram reveladas.

O governo municipal também acionou a Polícia Civil, que confirmou a existência de um inquérito, envolvendo indícios de crimes de corrupção em licitações. Ele foi deflagrado pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas de Caxias do Sul (Draco). No dia 14 de fevereiro, policiais civis efetuaram buscas nos telefones celulares dos servidores investigados.

O prazo inicial para a conclusão do Processo Administrativo Disciplinar (PAD) era de 60 dias. Entretanto, foi prorrogado por mais de 30 dias. Fato que gerou a prorrogação da suspensão das quatro servidoras investigadas.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura informou que a sindicância corre em sigilo. Desta forma, não é possível divulgar detalhes do andamento do processo antes da finalização dos trabalhos.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp