HABILITAÇÃO

Prefeitura de Caxias do Sul prorroga credenciamento ao Centro de Capacitação e Comércio

Postergado pela segunda vez devido à baixa procura, chamamento público para ambulantes tem novo prazo até o dia 20 de janeiro

CCC funciona no Caxias Plaza Shopping, com entrada pela rua Sinimbu, no centro da cidade
CCC funciona no Caxias Plaza Shopping, com entrada pela rua Sinimbu, no centro da cidade | Foto: Ícaro de Campos/Divulgação

O Município de Caxias do Sul publicou, no Diário Oficial Eletrônico (DOE) desta sexta-feira (03), o edital de prorrogação do chamamento público de credenciamento ao Centro de Capacitação e Comércio (CCC). O alvo são microempreendedores individuais (MEIs) que ocupam as calçadas das ruas Dr. Montaury e Marechal Floriano.

Esta é a segunda prorrogação do chamamento público, publicado no dia 31 de outubro do ano passado. O novo prazo é até as 16h do dia 20 de janeiro. Inicialmente marcado para 22 de novembro, já havia sido postergado para 12 de dezembro.

Segundo o diretor da Central de Licitações (Cenlic), Leonardo Correa, o motivo foi o baixo índice de procura por parte dos possíveis interessados. Eles totalizaram somente cerca de 20% do total de 77 vagas. A intenção do Município é beneficiar o maior número possível de ambulantes.

Processo

Para a escolha dos beneficiados, serão priorizados os ambulantes que foram cadastrados anteriormente no Programa Organiza Caxias. O credenciamento é realizado presencialmente no CCC, localizado na rua Sinimbu, número 1933, e por meio de agendamento. No local, também serão realizadas, com uma parceria com o Sebrae, a regulamentação dos ambulantes como MEIs.

Após o encerramento do novo prazo, se ainda houver espaços disponíveis, uma segunda meta será disponibilizada para inscrição de novos interessados. Os critérios de seleção para a inscrição nesta nova etapa ainda serão estabelecidos.

O sorteio dos espaços será no dia 22 de janeiro, às 10h, na sede do Centro. O setor comercial vai corresponder a 43% do espaço físico. A capacidade inicial era de 86 bancas, entretanto, elas foram reduzidas para 77, a fim de ampliar o espaço físico de cada uma.

O custo da locação será pago pelos próprios ocupantes, proporcionalmente à área. O valor será reajustado, anualmente, conforme o percentual de aumento do aluguel. 

Ainda de acordo com o projeto, os outros 57% do espaço serão destinados às salas de palestras e capacitações gratuitas pelo Capacita Caxias e também para o Banco do Vestuário. Os espaços de capacitação e qualificação profissional serão mantidos pelo município. O objetivo é o preenchimento das mais de quatro mil vagas disponíveis no mercado de trabalho. 

Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp do setor de capacitações da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDEI), no número (54) 3218-6014, ou diretamente na sala administrativa, localizada no 2º andar do CCC.