Prefeitura de Caxias do Sul intensifica abordagem social a pessoas em situação de rua em virtude do frio

Ao longo do mês de junho, as equipes realizaram 220 abordagens a pessoas que estavam nas ruas. Destas, 48 aceitaram o encaminhamento para as casas de acolhimento

Publicado por
11:41 - 04/07/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Prefeitura de Caxias do Sul intensifica abordagem social a pessoas em situação de rua em virtude do frio

Foto: Banco de Dados/ FAS

Com as baixas temperaturas registradas nos últimos dias em Caxias do Sul, a Prefeitura de Caxias, por meio da Fundação de Assistência Social (FAS), intensificou os trabalhos das equipes da Abordagem Social, que atendem pessoas em situação de rua. Aqueles que aceitam o atendimento são encaminhados às casas de passagem que são mantidas pelo município, por meio da FAS e de convênios com Organizações da Sociedade Civil.

Ao longo do mês de junho, as equipes da FAS realizaram 220 abordagens a pessoas que estavam nas ruas. Destas, 48 aceitaram o encaminhamento para as casas de acolhimento, além de outras 98 que foram acolhidas através de encaminhamentos feitos pelo Centro Pop Rua. No total, são 146 pessoas tiradas das ruas e que passaram a conviver nas casas Carlos Miguel dos Santos e São Francisco. Acolhimento que proporciona todas as refeições do dia, além de um banho quente e um local confortável e aquecido para passarem a noite.

As casas de passagem funcionam como um lar temporário onde a equipe técnica auxilia no encaminhamento de documentos e retorno ao mercado de trabalho. Às pessoas que desejam retornar para as suas cidades de origem, o município disponibiliza no auxílio-passagem. Nesse ponto em específico, desde março o serviço foi flexibilizado, permitindo a concessão de passagens também para outros estados.

Uma característica que tem sido evidenciada nas abordagens, e que também é percebida em outros serviços ofertados pela Prefeitura, como os de saúde, segurança e de educação, é o grande número de pessoas em situação de rua que são de outras cidades. Por ser a cidade polo e também referência na região, Caxias do Sul atrai também um grande contingente da população que tem as ruas como a sua moradia. Outro fato que contribui e a rede de apoio que é ofertada pelo poder público, que não é encontrada em outras cidades.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp