Prefeitura de Caxias do Sul encaminha a última etapa do projeto de infraestrutura do Aeroporto da Serra Gaúcha à SAC

A partir de agora, a Secretaria de Aviação Civil tem até 30 dias para fazer a revisão do material

Publicado por
09:56 - 04/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Prefeitura de Caxias do Sul encaminha a última etapa do projeto de infraestrutura do Aeroporto da Serra Gaúcha à SAC

Foto: Rodrigo Rossi/ divulgação

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Planejamento (SEPLAN), encaminhou na sexta (3) a última etapa do projeto de infraestrutura do Aeroporto da Serra Gaúcha, em Vila Oliva, na Secretaria de Aviação Civil (SAC) do Ministério de Portos e Aeroportos.

Após receber o projeto da empresa Iguatemi Consultoria e Serviços de Engenharia na sexta-feira, dia 26 de abril, a equipe da SEPLAN fez uma força tarefa durante toda a semana pare revisar as mais de 700 páginas de informações técnicas e, gradativamente, o material foi sendo carregado na plataforma digital, sistema da base de informações da SAC, até finalizar nesta sexta.

A partir de agora, a SAC tem até 30 dias para fazer a revisão do material. “Agora é com eles”, diz o Prefeito Adiló Didomenico, que esteve em Brasília no final de abril e conversou com o coordenador geral de Projetos Aeroportuários, Márcio Maffili Fernandes. Na ocasião, Maffili informou ao Prefeito Adiló dos prazos da SAC.

A partir da entrega da complementação do projeto feita nesta sexta, a SAC tem 30 dias para dar o parecer. Estando tudo certo, que deverá estar, porque a equipe da SAC acompanha desde o início e trabalha em conjunto com os nossos técnicos da SEPLAN, o projeto estará apto para ser licitado. Importante destacar que Maffili nos disse que o projeto do Aeroporto da Serra Gaúcha é o mais importante projeto de aeroporto regional na SAC e tem seus recursos assegurados via PAC“, relembra o Prefeito.

A SAC já iniciou o trabalho de revisão do material, conforme as etapas do projeto iam sendo entregues. Após a revisão concluída, estando tudo de acordo, a SAC faz a liberação para que a Prefeitura dê andamento à licitação para execução da obra. A SAC também informa a Casa Civil da liberação do projeto, para que os recursos federais sejam encaminhados.

A secretária de Planejamento, Margarete Bender, ressalta que o projeto que foi entregue diz respeito à infraestrutura do sítio aeroportuário.

O conjunto da obra ultrapassa as 3 mil páginas. São arquivos pesados e complexos que demandam tempo para carregar na plataforma. Por isso, fomos encaminhando conforme íamos avaliando até concluir tudo hoje“, conta.

A próxima etapa do município será encaminhar à SAC o projeto arquitetônico das edificações, como terminal de passageiros, por exemplo.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp