
As obras do novo Centro Municipal de Proteção Animal avançam em Caxias do Sul. A prefeitura divulgou imagens dos trabalhos nesta quinta-feira (08). O espaço está sendo construído em um terreno de 5,3 hectares, no distrito de São Giácomo, e deve ser entregue até o final de 2026.
A estrutura está sendo executada pela REM Construções, empresa vencedora da licitação, e o novo espaço terá capacidade para abrigar 440 cães, 60 gatos e quatro animais de grande porte. O investimento, de aproximadamente R$ 8 milhões, é proveniente de financiamento junto ao Badesul Desenvolvimento.

O novo Centro Municipal de Proteção Animal contará com prédio administrativo, ambulatório, canis coletivos e individuais, espaços específicos para mães com filhotes, idosos, animais agressivos, além de gatis e baias para equinos.
Segundo o secretário em exercício da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Ramon Sirtoli, a obra representa um avanço para a causa animal no município:
“Depois de muitos anos, muitos projetos, finalmente, eles saem do papel e começam a se materializar. Estamos muito felizes com essa obra e que acreditamos que, em um futuro muito próximo, poderemos fazer a transferência do canil municipal para as novas instalações”, avalia.
Atualmente, o Canil Municipal, localizado em São Virgílio, abriga 397 animais que aguardam adoção.
Demanda antiga
O novo canil é uma reivindicação antiga do Departamento de Proteção Animal e de protetores independentes da cidade. Um primeiro processo licitatório chegou a ser aberto em 2024, mas precisou ser reformulado por adequações orçamentárias. O contrato com a REM Construções foi assinado em outubro de 2025, permitindo o início das obras.