Lagoa do Parque Oásis | Foto: Andréia Copini
Lagoa do Parque Oásis | Foto: Andréia Copini

O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, reuniu, na manhã desta terça-feira (13), representantes de várias secretarias municipais para organizar um mutirão de melhorias nas lagoas dos bairros Desvio Rizzo e Parque Oásis. As ações devem ocorrer nos próximos dias e incluem limpeza, monitoramento, análise da água e cuidados ambientais.

No encontro, participaram o chefe da Casa Civil, Roneide Dorneles, o subprefeito do Desvio Rizzo, Joel Alves de Moraes, e os secretários Lucas Suzin (Obras), Rodrigo Webber (Gestão Urbana), Paulo Roberto Rosa da Silva (Segurança), além do secretário em exercício do Meio Ambiente, Ramon Sirtoli, e do diretor operacional da Codeca, Angelo Barcarolo. A reunião também contou com a presença da coordenadora de Comunicação, Fabiana de Lucena.

Foto: Romila Amaral

As duas áreas já passaram por roçada realizada pela Codeca e pela Subprefeitura do Rizzo, mas agora receberão reforço no monitoramento da Guarda Municipal, com o objetivo de coibir depredações e o uso de drogas nos locais.

Confira as melhorias que serão realizadas

Na lagoa do Parque Oásis, será necessária a remoção das macrófitas, vegetação aquática que voltou a se proliferar e tem causado mau cheiro, especialmente em dias de calor. A última limpeza ocorreu no final do primeiro semestre de 2025. Também está prevista a colocação de peixes, que auxiliam no controle natural dessa vegetação.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) fará uma nova análise da água e também a retirada dos patos que vivem na lagoa. Segundo o secretário em exercício, Ramon Sirtoli, os animais estão morrendo por ingerirem resíduos descartados irregularmente pela população, tanto no Parque Oásis como no Rizzo:

“Precisamos que a comunidade nos ajude a cuidar e os usuários devem recolher seus resíduos quando vão embora. Muitos usam esses lindos espaços da cidade, mas deixam o lixo pra trás quando vão embora”, alertou Sirtoli.

Ainda na tarde desta terça-feira, o prefeito Adiló esteve pessoalmente na lagoa do Parque Oásis e reforçou o pedido de engajamento da comunidade na preservação do espaço.

“Nós vamos fazer a nossa parte, mas é muito importante que a população nos ajude. Não dá para continuar vendo lixo dentro da lagoa. Vamos juntos transformar esse espaço em um local mais aprazível, de convivência das famílias e das crianças”, destacou o prefeito.