Prefeitura apresenta novo centro para educação inclusiva em Caxias do Sul

Finalidade é oferecer atendimento a estudantes com dificuldades de aprendizagem e familiares nas áreas de psicopedagogia, fonoaudiologia e psicomotricidade

Publicado por
11:34 - 27/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Marcelo Oliveira/Grupo RSCOM

O projeto do Centro Multiprofissional de Apoio à Aprendizagem (CEMAPE) foi apresentado na manhã desta segunda-feira (27), durante uma coletiva de imprensa da Secretaria Municipal de Educação (Smed). O encontro com a imprensa contou com a participação do prefeito Adiló Didomenico, e a vice, Paula Ioris. O centro está localizado na Rua Vinte de Setembro, 2217, ao lado da sede da Guarda Municipal.

Segundo a coordenadora do espaço, Tatiana Vergani, a iniciativa representa um marco significativo na busca por uma educação inclusiva e de qualidade para todos.

“O centro atenderá estudantes com dificuldades ou transtornos de aprendizagem, funcionando como um centro multiprofissional. Oferecemos diversos serviços, incluindo psicopedagogia, fonoaudiologia e psicomotricidade, visando um atendimento integral ao estudante. Muitos desses alunos enfrentam desafios que afetam seu desempenho escolar”, salienta Tatiana.

Multidisciplinaridade

O espaço será conta com uma equipe multidisciplinar nas áreas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), psicopedagogia, fonoaudiologia e psicomotricidade. São 12 profissionais, divididos em dois turnos: seis pela manhã e seis à tarde. Alguns ainda estão vinculados às escolas, garantindo uma visão integrada do ambiente escolar. As sessões de atendimento têm duração de 45 minutos e ocorrem das 8h às 12h e das 13h às 19h. Cada profissional atende grupos de até seis estudantes, de segunda a quinta-feira. Nas sextas-feiras, o centro fecha para que a equipe realize reuniões de estudo e avaliação dos estudantes atendidos.

A Secretária Municipal de Educação, Flávia Melice Vergani, destaca a importância do Cemape, que foi implantado conforme referências em outras cidades do Brasil.

“Esse centro ganha uma importância significativa, pois poderá atender nossas crianças com identificação, diagnóstico e intervenções especializadas. Caxias do Sul passa a contar com um programa inovador, que apoia a aprendizagem através de diversas terapias oferecidas aqui, visando melhorar a qualidade da aprendizagem dos estudantes. Buscamos inspiração em centros de Curitiba e Florianópolis e identificamos a necessidade de um diagnóstico mais aprofundado na nossa rede. Percebemos que havia crianças que necessitavam de intervenções específicas, que a escola, com seus 25 a 30 estudantes por professor, não conseguia proporcionar adequadamente”, explica a secretária.

A inauguração do CEMAPE está marcada para o dia 28 de maio. O espaço conta com sete salas e uma área destinada às crianças. Os atendimentos terão início apenas em junho, com a expectativa de realizar cerca de 4 mil atendimentos mensais, abrangendo alunos do ensino fundamental, sem limite de idade.

Veja como ficou o espaço:

Foto: Tais Fernanda da Silva/Divulgação
Foto: Tais Fernanda da Silva/Divulgação
Foto: Tais Fernanda da Silva/Divulgação
Foto: Tais Fernanda da Silva/Divulgação
Foto: Tais Fernanda da Silva/Divulgação
Foto: Tais Fernanda da Silva/Divulgação
Foto: Marcelo Oliveira/Grupo RSCOM
Foto: Marcelo Oliveira/Grupo RSCOM
Foto: Marcelo Oliveira/Grupo RSCOM

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp