O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), encerrou agenda de dois dias na capital federal. Ele estava acompanhado pela presidente do Legislativo, vereadora Marisol Santos (PSDB) e do vereador Elisandro Fiuza (Republicanos).
Nesta terça-feira (12), o chefe do Executivo esteve na Embaixada da Eslováquia. Foi recebido pela embaixadora, Katarína Tomková. Na ocasião, eles assinaram um termo de repasse de 50 mil euros, específico para reconstrução do município devido às enchentes.
No primeiro compromisso do dia, a comitiva caxiense foi recebida pelo Ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes. Depois, estiveram no Ministério dos Transportes, onde foram recebidos pelo diretor-geral do Departamento Nacional Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fabrício Galvão, e pelo chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos, Felippe Morais. Na oportunidade, o prefeito falou de quatro importantes pautas para Caxias do Sul.
“Solicitamos a duplicação de 900 metros do trecho da BR-116 que corta a cidade, na altura do antigo Palermo, e o estudo de dois pontos críticos do entroncamento da BR-116 com a Avenida Rio Branco (entrada de Ana Rech) e também em frente ao Hospital Geral. Também solicitamos a liberação de recursos para construção do viaduto da Perimetral Norte com a BR-116. O Ministério se comprometeu a verificar a possibilidade de inclusão do recurso do viaduto da BR-116 com a Perimetral no orçamento de 2025. E sobre o trecho de 900 metros de duplicação da rodovia, ficaram de nos dar uma posição nos próximos dias, visto que é uma demanda de anos”, contou Adiló.
Na agenda na capital federal, a comitiva ainda visitou o senador gaúcho, Hamilton Mourão (Republicanos). Os representantes caxienses retornam para a Serra Gaúcha nesta quarta-feira (13).
Educação e infraestrutura aeroportuária, na agenda
A agenda, em Brasília, teve início na segunda-feira (11). Pela manhã, ele esteve na Caixa Econômica Federal (CEF) em busca de recursos para a construção da Escola de Ensino Fundamental do Loteamento Campos da Serra. A comunidade aguarda a obra há mais de 10 anos e está orçada em R$ 10 milhões.
À tarde, o Prefeito esteve na Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) procurando garantir os recursos do Aeroporto da Serra Gaúcha, em Vila Oliva, no orçamento de 2025. Ainda esteve com o Ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal, Paulo Pimenta, solicitando liberação de recursos do auxílio calamidade para as obras cadastradas pelo Poder Público Municipal e o auxílio reconstrução para as famílias caxienses.
Neste dia, as agendas em Brasília foram organizadas em conjunto com a deputada federal caxiense, Denise Pessôa (PT), que também participou dos encontros, e com as assessorias dos deputados Ronaldo Nogueira (Republicanos) e Lucas Redecker (PSDB).