BRASÍLIA

Prefeito de Caxias do Sul busca em Brasília recursos para nova escola e três obras na BR-116

Próximas etapas do projeto do Aeroporto de Vila Oliva e liberação de mais uma parcela do auxílio federal para a reconstrução pós-enchentes também estão na agenda

Prefeito de Caxias do Sul busca em Brasília recursos para nova escola e três obras na BR-116
Andréia Copini / Divulgação

O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), embarcou neste domingo (10) para Brasília, onde cumprirá uma agenda intensa para alinhar ações com o Governo Federal em temas prioritários para o município. As principais pautas incluem a infraestrutura viária, a liberação de recursos para o pós-desastre climático e o Aeroporto de Vila Oliva.

Entre os compromissos, está uma reunião com a Caixa Econômica Federal (CEF) para discutir a liberação de recursos para a Escola Municipal de Ensino Fundamental do loteamento Campos da Serra. A proposta da escola foi inscrita no Lote 4 do Plano de Ações Articuladas, do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE-PAR), destinada a melhorias na infraestrutura física das instituições de ensino. O projeto, orçado em cerca de R$ 9 milhões, é uma das prioridades da Prefeitura.

Outra pauta relevante será no Ministério dos Transportes, onde o município buscará recursos para a construção de um viaduto na BR-116, que fará a ligação com a Perimetral Norte, além de mais dois projetos viários relacionados à mesma rodovia. Na Secretaria de Aviação Civil (SAC), o foco será o Aeroporto de Vila Oliva.

A intermediação das reuniões na Capital Federal contará com o apoio do senador Hamilton Mourão (Republicanos) e da deputada federal Denise Pessôa (PT-RS). O prefeito Adiló estará acompanhado da presidente do Legislativo, vereadora Marisol Santos (PSDB), e do vereador Elisandro Fiuza (Republicanos). A comitiva caxiense também terá um encontro com o deputado Ronaldo Nogueira (Republicanos).

Além dessas agendas, o chefe do Executivo de Caxias do Sul terá uma reunião com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, para discutir a liberação de recursos destinados ao enfrentamento dos efeitos pós-desastre climático ocorridos em maio.

“Teremos uma agenda intensa em Brasília. Estaremos na Caixa Econômica Federal para buscar a liberação da Escola Municipal de Ensino Médio no loteamento Campos da Serra. Na Secretaria de Aviação Civil (SAC), trataremos sobre o desenvolvimento do Aeroporto de Vila Oliva. Já não Ministério dos Transportes, vamos discutir a construção de um viaduto na BR-116, que fará a ligação com a Perimetral Norte, além de outros dois projetos de infraestrutura: o entroncamento da BR-116 com Ana Rech e a área em frente ao Hospital Geral. Também teremos uma audiência com o ministro Paulo Pimenta para viabilizar recursos destinados à recuperação dos danos causados ​​pelo desastre climático de maio. , esperamos retornar com resultados concretos para Caxias do Sul”, afirmou o prefeito Adiló Didomenico.

Os representantes do Legislativo e Executivo caxiense retornam para a cidade na quarta-feira (13).