Esta quarta-feira, 31 de julho, é o prazo final para os produtores rurais gaúchos realizarem a Declaração Anual de Rebanho de 2024. Esta é uma obrigação sanitária para todos os detentores de animais no estado, visando garantir a saúde do rebanho e a segurança sanitária. A Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA), em colaboração com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) são os órgãos responsáveis pela declaração.
Desde o ano passado, os produtores têm a opção de fazer a Declaração Anual de Rebanho de 2024 online, oferecendo mais agilidade no processo. No entanto, aqueles que preferem podem realizar a declaração presencialmente. Em Caxias do Sul, as opções de atendimento incluem a sede da IDA, localizada na Av. da Vindima, próxima ao Parque dos Macaquinhos, e os postos de atendimento nas localidades de Criúva e Vila Seca.
Até o dia 29 de julho, a Inspetoria regional, que abrange mais de 40 municípios, registrou os seguintes números: das 25.324 declarações esperadas, 17.827 foram entregues, correspondendo a 70,60% do total. Ainda restam 7.497 declarações a serem feitas, representando 29,60% dos produtores. Em Caxias do Sul, apenas 51,11% dos produtores cumpriram com a obrigação, com 1.769 declarações entregues de um total esperado de 3.461.