
A EPI Floresta, em Caxias do Sul, passa a contar com o Ponto de Safra todas as sextas-feiras, a partir do dia 20 de fevereiro. A abertura simbólica do novo espaço ocorre às 11h, na Rua Machado de Assis, bairro Floresta, com presença de autoridades, convidados e feirantes. O atendimento ao público será das 11h às 19h30min.
A ação é promovida pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) e conta com apoio da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) e da Visate.
Quem participa
O novo ponto terá a participação de uma agroindústria, vendedores de banana e cinco associações de produtores rurais que comercializam hortifrutigranjeiros. A maioria das associações é de Caxias do Sul. A única exceção são os vendedores de banana, já que a fruta não possui produção local.
Como funciona o Ponto de Safra
O Ponto de Safra é uma modalidade de feira em que frutas, verduras e legumes são vendidos em porções pré-definidas e a preço fixo. Atualmente, cada sacola custa R$ 3,00. O peso e os produtos variam semanalmente, conforme a cotação divulgada pela Ceasa Serra.
Segundo o titular da SMAPA, Rudimar Menegotto, a iniciativa, que já funciona na EPI Imigrante, facilita a vida dos passageiros do transporte coletivo:
“Os passageiros do transporte coletivo têm acesso às frutas, verduras e demais produtos da estação no momento em que se deslocam ou retornam para casa. Assim, se oferece praticidade ao consumidor e mais oportunidades de comercialização aos agricultores”, destaca.
Outras feiras às sextas-feiras
Além da nova unidade na EPI Floresta, o Ponto de Safra e feiras ocorrem nos seguintes locais:
- Rua Treze de Maio – entre a Sinimbu e a Avenida Júlio de Castilhos, das 6h às 16h
- Moreira César – entre as ruas Os 18 do Forte e Sinimbu, das 6h às 17h
- Praça Dante Alighieri, das 6h às 17h
- EPI Imigrante, das 11h às 19h30min
- A partir de 20 de fevereiro – EPI Floresta, das 11h às 19h30min
A iniciativa tem como objetivo levar alimento de qualidade e com baixo custo à população, além de fortalecer a produção rural local.