Plataforma para monitorar pontos críticos causados pelas chuvas é criada em Caxias do Sul

Ferramenta tem atualização diária e pode ser acessada pelo site www.caxias.rs.gov.br

Publicado por
17:46 - 23/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Em uma iniciativa para enfrentar os problemas causados pelas fortes chuvas que afetam a cidade desde 27 de abril, a Prefeitura de Caxias do Sul, através do Departamento de Manejo de Águas Pluviais (DMAP) da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), lançou uma nova ferramenta digital. A plataforma, acessível pelo site oficial da prefeitura (www.caxias.rs.gov.br), permite o cadastramento e a atualização diária de todos os pontos críticos na cidade resultantes dos temporais.

Funcionalidades da plataforma

A nova ferramenta, disponível no ícone “Pontos Críticos da Cidade” na página inicial do site, faz um mapeamento detalhado dos locais mais afetados pelas chuvas. Este mapeamento é realizado com base em informações fornecidas pela Defesa Civil, Subprefeituras do município, Departamento de Drenagem da SMOSP e Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM). O objetivo é centralizar e monitorar todas as ocorrências relacionadas a alagamentos, colapso de vias e galerias, quedas de barreiras e árvores, entre outros problemas.

Transparência e eficiência no atendimento

A plataforma oferece um controle abrangente das ocorrências, possibilitando que os cidadãos e gestores públicos acompanhem o status das situações cadastradas. É possível visualizar:

  • O total de ocorrências cadastradas.
  • O número de problemas já resolvidos.
  • As ocorrências ainda pendentes de atendimento.
  • A classificação dos tipos de ocorrência, como colapsos de vias, alagamentos, colapsos de galerias, quedas de barreiras e de árvores.

Além disso, cada ponto no mapa é interativo. Ao clicar sobre um ponto específico ou na “relação de ocorrências” no menu à esquerda da tela, o usuário pode ver detalhes completos sobre cada incidente, incluindo fotos, que são exibidos no lado direito do mapa.

Utilidade para busca de recursos

A ferramenta também desempenha um papel crucial na preparação de relatórios para a busca de recursos junto ao Governo Federal. Com um levantamento preciso e atualizado das necessidades da cidade, a prefeitura pode apresentar dados concretos para solicitar apoio financeiro necessário para as obras de reparo e prevenção.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp