O Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura (PPGLet) da Universidade de Caxias do Sul lançou nesta semana o guia Serra Gaúcha para Migrantes. A publicação é destinada a migrantes de diferentes nacionalidades que tenham chegado à Serra Gaúcha, como venezuelanos, cubanos, haitianos, argentinos e senegaleses. O guia apresenta uma visão geral sobre a região, com informações acerca da história, geografia, clima, idioma, além de telefones úteis e serviços públicos. O material também apresenta aspectos sobre agricultura, indústria, arte e cultura, religiosidade, gastronomia, rotas turísticas, festas populares e espaços de lazer.
Leia mais
Serão 3,5 mil exemplares distribuídos de forma gratuita em centros de acolhimento e instituições que recebem migrantes em municípios da Serra Gaúcha, bem como em igrejas que atuam com migrantes, entidades assistenciais e escolas de Educação Básica da rede pública, onde estudam filhos de estrangeiros.
Informação como acolhimento
De acordo com o coordenador do PPGLet e revisor do guia, professor Márcio Miranda Alves, a intenção é apresentar informações básicas sobre a Serra Gaúcha como forma de acolhimento:
“Muitos chegam com pouquíssima informação, às vezes sabem apenas que aqui faz frio e que se fala a língua portuguesa. Então criamos um panorama com textos objetivos, que dão uma ideia sobre a Serra. Esse trabalho é fundamental para a Universidade como um todo, porque concretiza projetos de pesquisa que saem do plano conceitual e teórico e chegam ao público que precisa desse tipo de informação de acolhimento. É como se fosse a materialização das pesquisas e dos estudos acadêmicos em um projeto concreto e efetivo, que tem um significado de inserção social da Universidade na comunidade”, ressalta Alves.
Grupo necessita de recursos para tradução
No momento, a publicação está disponível apenas em língua portuguesa, mas a intenção é traduzir o conteúdo do guia para espanhol, inglês e francês. Para isso, é preciso angariar recursos através de fundos de amparo à pesquisa ou apoiadores da iniciativa privada.
O guia Serra Gaúcha para Migrantes é uma iniciativa do grupo de pesquisa Mobilidade humana: acolhimento aos migrantes na Serra Gaúcha. O grupo envolve professores e alunos de Letras, História, Filosofia e Sociologia da UCS. Os textos foram produzidos por Cristine Fortes Lia, Eliseu Demari, Márcio Miranda Alves, Mariana Martins Gomes, Roberta Regina Saldanha, Ronaldo Velho Bueno e Thamires Griebler. A diagramação é de Eliseu Demari.
O trabalho foi viabilizado com verbas de custeio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação.