
A imagem que os moradores têm de Caxias do Sul foi mapeada. A Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) divulgou uma pesquisa realizada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e pela empresa Critério – Resultado em Opinião Pública, que servirá como base para um projeto de reposicionamento da marca da cidade.
O estudo, com 675 entrevistas entre 17 de novembro e 5 de dezembro, revelou uma percepção predominantemente positiva e orgulhosa da comunidade sobre o município. Para quase 78% dos entrevistados, a imagem de Caxias do Sul é positiva ou muito positiva. O sentimento de pertencimento é igualmente alto: cerca de 59% declararam ter muito orgulho de morar na cidade, e 95% revelam um grau razoável ou elevado de orgulho. Entre os visitantes, a impressão é ainda mais favorável, chegando a 96,7% com uma visão positiva.
Quando questionados sobre continuar na cidade, 60% dos moradores afirmaram a intenção de permanecer residindo no município. A população simboliza Caxias do Sul principalmente como a cidade do trabalho e da indústria, sendo a oferta de empregos o ponto forte mais citado. O principal desafio apontado é o elevado custo de vida.
“Sabemos do orgulho que o caxiense tem pelo lugar onde vive e tudo que podemos oferecer para acolher quem escolhe Caxias para viver. O nosso acolhimento é o grande diferencial. O desafio, com esses dados em mãos, é comunicar tudo isso de forma clara e objetiva para todos os públicos”, aponta Celestino Loro, presidente da CIC.
Uma cidade que acolhe
O acolhimento é uma característica marcante na percepção coletiva. Para 63,2% dos entrevistados, Caxias do Sul é muito acolhedora, e outros 28,8% a consideram razoavelmente acolhedora. Apenas 8% a avaliaram como pouco ou nada acolhedora. O principal motor desse sentimento está nas oportunidades econômicas: para 66,9% das pessoas, os fatores de atração mais importantes são o emprego e as chances de trabalho.
Essa identidade ligada ao trabalho se reflete no imaginário popular. Quando instigados a associar a cidade a um único atributo de marca, 47,8% escolheram a palavra “trabalhadora”. “Forte”, com 15,7% e “inovadora”, com 9,9%, completam o pódio das expressões mais citadas.
Visão sobre as migrações
A pesquisa também investigou a percepção sobre as migrações recentes. Os resultados mostram uma postura majoritariamente aberta e positiva. 64% dos moradores concordam que as novas comunidades que chegam ajudam no desenvolvimento da cidade. No delicado tema do emprego, 60% da população entende que os imigrantes não competem por vagas com os caxienses.
A contribuição para a diversidade é amplamente reconhecida: 72% dos ouvidos acreditam que as diferentes etnias tornam a cidade positivamente diversificada. Sobre segurança pública, a percepção é ainda mais clara: 88% afirmam que os imigrantes não contribuem para o aumento da criminalidade no município.