Foto: Divulgação/SMS
Foto: Divulgação/SMS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul firmou uma parceria com o Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) que vai ampliar os atendimentos em fisioterapia e psicoterapia a partir deste ano. O acordo, fechado no final de 2025, busca aumentar a oferta de serviços e reduzir as filas de espera do SUS.

Na área de atenção psicossocial, serão realizados 300 atendimentos por semestre, contemplando 20 pacientes, com 15 sessões por usuário. Já na fisioterapia, estão previstos 6 mil atendimentos até julho, beneficiando cerca de 200 pacientes, que deverão realizar, em média, 30 sessões cada.

Benefício para pacientes e alunos

A pró-reitora acadêmica da FSG, Ana Cláudia Zampieri, destaca que a parceria beneficia tanto os usuários quanto os estudantes. Segundo ela, a instituição já atua junto à rede pública em áreas como odontologia, fisioterapia e psicologia, e agora consegue ampliar esses números:

“Sempre buscando tanto a formação do nosso estudante em acesso direto a demandas reais da saúde de Caxias do Sul, mas também ajudando um pouquinho a desafogar as filas de espera, que são grandes”, afirma.

Já o secretário municipal da Saúde, Rafael Bueno, ressalta que a cooperação com a FSG tem crescido e se mostra estratégica:

“Isso é uma medida importante para os pacientes e também para os alunos, já que é um campo de prática de formação. Todos ganham com essas parcerias.”, destaca.

Fila de espera é longa

Dados da SMS mostram que a demanda reprimida é significativa. Atualmente, 2.102 pessoas aguardam por atendimento em fisioterapia, sendo a maioria adultos, já que crianças e adolescentes têm prioridade. Na psicoterapia, a fila soma 3.294 adultos e 1.645 crianças esperando por atendimento no município.