
A paralisação dos médicos nas UPAs Central e da Zona Norte, em Caxias do Sul, foi encerrada às 18h desta sexta-feira (23), segundo informação divulgada pelo Sindicato dos Médicos. O movimento foi suspenso após a quitação de pagamentos pela empresa Ideas, responsável pela administração das unidades por meio de contrato com o Município.
Durante a paralisação, os atendimentos de urgência e emergência haviam sido mantidos.
Pagamentos motivaram encerramento do movimento
De acordo com o sindicato, a regularização dos valores devidos levou ao fim da mobilização iniciada nesta semana. As duas unidades retomaram o funcionamento normal após o anúncio.
A Prefeitura informou que encaminhou medidas administrativas relacionadas aos atrasos nos repasses à empresa, que, segundo o Município, vinham ocorrendo de forma recorrente.
Orientação à população
Mesmo com a normalização dos atendimentos, a Secretaria Municipal da Saúde voltou a orientar que, em situações sem urgência ou emergência, a população procure as Unidades Básicas de Saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira. Segundo a pasta, essa medida ajuda a direcionar os casos mais complexos às UPAs e a organizar o fluxo de atendimentos.