A reforma no Instituto Cristóvão de Mendoza , em Caxias do Sul, completa um ano neste sábado (25), com uma série de melhorias estruturais para a instituição e para a comunidade escolar – que aguardavam por essas reformas há décadas.
A recuperação do local está sendo realizada em duas etapas. A primeira abrange a recuperação do ginásio e do auditório, a construção de uma torre de reservatório de água, a recuperação de duas passarelas que interligam os blocos escolares e a construção de uma sala multiuso. A segunda etapa foca na recuperação dos três blocos escolares e na construção de um novo refeitório, além de melhorias nas áreas externas, incluindo calçadas.
Segundo o titular da 4ª Coordenação Regional de Obras Públicas, Joel Vargas da Silva, mais de 90% dos serviços da primeira etapa já foram concluídos. Entre os avanços mais significativos estão as reformas nas instalações do ginásio, com a recuperação das estruturas de concreto e da cobertura metálica, a instalação de novas telhas e a pintura interna e externa. A quadra esportiva também recebeu uma reforma completa, com pintura adequada para atividades esportivas.
“Estamos agora na fase final de instalação de equipamentos sanitários e identificações de espaços de ginástica”, explicou o coordenador.
O auditório, que ainda está em andamento, deve ser finalizado até abril deste ano, caso o cronograma siga conforme o planejado.
Durante a execução das obras, alguns imprevistos surgiram, especialmente em função da idade das estruturas do prédio.
Conforme Vargas, os edifícios eram muito antigos e ficaram sem manutenção por décadas. Entre os problemas encontrados, o revestimento externo foi mais comprometido do que o previsto, e no bloco C, descobriram que as paredes não possuíam fundações adequadas. Para corrigir isso, será necessário reforçar a estrutura com fundações de concreto e execução de sapatas, pilares e vigas.
Apesar desses desafios, o coordenador se mantém otimista quanto à conclusão da obra. “A previsão agora é que a segunda etapa seja concluída até o final de 2026, o que trará benefícios não apenas para a infraestrutura, mas também para a qualidade do ensino e o bem-estar da comunidade escolar” pontua o coordenador.
Com mais de 800 alunos, o Instituto Cristóvão de Mendoza é um das mais tradicionais colégios de Caxias do Sul, integrado à dinâmica cultural e social da cidade. O auditório, que precisou se adequar ao Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI), reduziu sua capacidade para 860 lugares. Porém, ainda segue sendo o maior auditório de Caxias do Sul.