ADMINISTRAÇÃO

O planejamento do vice-prefeito e secretário de Caxias do Sul

Além da vice-prefeitura, Edson Néspolo acumula a função de secretário interino do Planejamento visando organizar os projetos do novo governo

O planejamento do vice-prefeito e secretário de Caxias do Sul
Fotos: Diego Pereira/ Grupo RSCOM

Única pasta a ainda não ter titular anunciado pelo prefeito Adiló Didomenico (PSDB) para o segundo mandato, a Secretaria Municipal de Planejamento está a cargo interinamente do vice-prefeito Edson Néspolo (União Brasil).

De acordo com ele, o comando interino visa fazer diagnósticos da cidade antes de deixar os encaminhamentos para o futuro secretário. Ele estima permanecer na pasta de dois a três meses, até deixar o planejamento estratégico montado com as grandes obras que buscam ser deixadas como legado dessa administração.

Néspolo destaca que a pasta é muito estratégica para o governo e por onde passam todos os projetos macros. Entre eles, o vice aponta a necessidade da construção de viadutos na cidade e também da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul, para resolver demandas no trânsito e na área da saúde. Ele também cita a construção de 32 escolinhas da Educação Infantil e da Escola Leonel Brizola no Loteamento Campos da Serra.

“Isso precisa ser planejado pois vai dar a condição para desafogar o problema da escola infantil e da saúde. Mas isso se faz com planejamento. Em dois, três meses, nós vamos ter as metas que Caxias vai ter que atingir no planejamento dos próximos quatro anos”, pontua.

Já na área do trânsito, o secretário interino cita o projeto para abrir a rua Marechal Floriano para ligação com a Visconde de Pelotas e também estudos de novas saídas para o bairro Cruzeiro, na Zona Leste. Já o novo aeroporto regional da Serra Gaúcha garante que é uma prioridade que também terá encaminhamentos.

Já como vice-prefeito, Néspolo também informa que recentemente duas novas incumbências foram repassadas para o gabinete: as centrais dos projetos e de licitações. O objetivo é dar mais dinamismo na administração.

Vamos trabalhar muito nesse semestre a questão dos novos e atuais projetos, como o novo aeroporto e a Maesa. Então tem muito trabalho no gabinete do vice. Além disso vamos atender a comunidade. Estamos com muita disposição e garra para tentar fazer o melhor nos próximos anos também como vice-prefeito”, finaliza.

Edson Humberto Néspolo tem 60 anos e é natural de Concórdia, Santa Catarina. Ele é graduado em Geografia pela Universidade de Caxias do Sul. Ingressou na vida pública em 1993, quando foi eleito vereador em Caxias do Sul e reeleito para o mandato 1997-2000.

Após um período dedicado somente ao Magistério, em 2005, voltou à vida pública assumindo a Chefia de Gabinete do governo do então prefeito José Ivo Sartori (MDB). Assumiu ainda outras secretarias municipais como: Planejamento Urbano; Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana; entre outras. Em 2013 torna-se Presidente da Festa Nacional da Uva, onde permaneceu por quatro anos, respondendo pelas edições do evento de 2014 e 2016.

Em 2017 assumiu a presidência da Gramadotur, em Gramado. Já em 2023 foi o responsável por idealizar e coordenar a 1° Mostra de Veículos e Mobilidade Elétrica do Rio Grande do Sul – ELETRIC MOVE RS. Antes disso, foi candidato a prefeito nos anos de 2016 e 2020.