Novo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos será implementado na Zona Norte de Caxias do Sul

Iniciativa será no bairro Serrano. O terreno de cerca de 2,3 hectares, desapropriado da Bacia de Captação do Sistema Maestra, está localizado na Avenida Serrano-Santo Antônio, nº 212, próximo à BR-116

Publicado por
23:10 - 04/07/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Zona Norte

Foto: Ícaro de Campos

A Zona Norte de Caxias do Sul será beneficiada com um importante investimento na área de assistência social: a implementação de um novo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) no bairro Serrano. Na manhã desta quinta-feira (04), ocorreu a assinatura do termo de concessão de uso da área, antes pertencente ao Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), para a Fundação de Assistência Social (FAS). Foi também dada a ordem de início das obras de reforma do imóvel que abrigará o serviço.

O terreno de cerca de 2,3 hectares, desapropriado da Bacia de Captação do Sistema Maestra, está localizado na Avenida Serrano-Santo Antônio, nº 212, próximo à BR-116. A empresa Forza Engenharia e Obras Ltda será responsável pela execução das obras, enquanto a fiscalização ficará a cargo do Samae. O investimento total na reforma será de R$ 384.998,63, com um prazo de 90 dias para a conclusão dos serviços.

O imóvel será utilizado pela FAS para implementar um projeto inédito na região, vinculado à rede socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O SCFV visa promover ações que incentivem o convívio social e familiar, reduzindo vulnerabilidades através de reuniões, oficinas, atividades esportivas, culturais e artísticas para diversas faixas etárias: 0-6 anos, 6-15 anos, 30-59 anos e idosos.

A presidente do bairro Serrano, Justina Inês Rech, expressou gratidão e ressaltou a importância da obra para a comunidade da Zona Norte.

“Meus filhos se criaram dentro de um CRAS e no Centro Comunitário aqui do bairro, e hoje, trabalham em grandes empresas graças ao apoio que tiveram no passado. Nossa comunidade acolhe muitas pessoas de outras cidades, e este novo espaço ajudará muitas famílias, crianças e idosos. Estamos muito felizes por esta conquista”, afirmou Justina.

O presidente em exercício da FAS, Rafael Vieira, destacou a parceria com o Samae e a importância do novo serviço para a população da Zona Norte. “Essa obra atende a um antigo anseio da população e oferecerá um ambiente de acolhida e convívio que reforçará os laços comunitários”, disse.

Gilberto Meletti, diretor-presidente do Samae, enfatizou o compromisso com a preservação da área de bacia e o investimento nas pessoas. “O Samae adquiriu três lotes para garantir a preservação da área de bacia. Mais do que o investimento na obra, estamos pensando nas pessoas”, comentou.

O prefeito Adiló Didomenico ressaltou a importância do investimento na juventude da região.

“O Serrano é uma das áreas mais povoadas e de crescimento mais acelerado na cidade. Nada é mais importante que investir em pessoas. Serão aproximadamente 80 vagas que beneficiarão toda a região da Zona Norte”, pontuou.

Além das autoridades mencionadas, estiveram presentes no ato os vereadores Juliano Valim, Estela Balardin e Clóvis de Oliveira (Xuxa), o presidente do bairro Jardim Adorado, Ildefonso Fonseca Barbosa (Tuti), a representante da Construtora Forza, Yasmim Pedroso Hoffmann, o Procurador do Município, Espedito de Lima Abrahão Junior, e o Gerente de Obras do Samae, Leonério de Castilhos.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp