CUIDADO E PREVENÇÃO

Mutirão de consultas, exames e vacinação atende mais de 10 mil pessoas em Caxias do Sul

Foram realizados 13.754 atendimentos, sendo 10.677 na atenção primária, em diversas especialidades, e 3.077 vacinações

Mutirão foi realizado, neste sábado (18), nas 48 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caxias do Sul. (Foto: Ricardo Rech / Divulgação)
Mutirão foi realizado, neste sábado (18), nas 48 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caxias do Sul. (Foto: Ricardo Rech / Divulgação)

O mutirão da saúde realizado, neste sábado (18), nas 48 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de Caxias do Sul, teve como objetivo incentivar o cuidado integral, prevenção e bem-estar da comunidade caxiense. A ação teve foco na vacinação, na realização de consultas e exames.

Segundo o Secretário da Saúde de Caxias do Sul, Rafael Bueno, o sucesso do mutirão demonstra que as pessoas têm muitas necessidades na área da saúde e poder público segue em busca de soluções para mais atendimento e otimização de recursos públicos, justamente para serem reinvestidos nas principais áreas, na ponta.

Foram realizados 13.754 atendimentos, sendo 10.677 na atenção primária, em diversas especialidades, e 3.077 vacinações. A atualização do calendário vacinal, principalmente das crianças, a atenção à saúde das mulheres e dos idosos é foco e prioridade da atual gestão.

“Devemos montar estratégias para apostar em mais mutirões para aumentar o atendimento à população que mais precisa e que muitas vezes não consegue ir a uma UBS durante a semana, principalmente em relação aos idosos”, comenta Bueno

A ação, que foi aberta à comunidade, também ofertou coleta para o Papanicolau, mamografia e testes rápidos, assim como atendimento médico e odontológico. Alguns serviços que necessitavam encaminhamentos ou agendamento prévio no dia, respeitou os protocolos de biossegurança e privacidade.

“Foi muito produtivo ter conversado em mais de 10 UBSs com os profissionais da saúde, ouvir os usuários e verificar a situação estrutural das unidades, porque algumas precisam passar por manutenções e faremos essas demandas se tornarem realidade. Porque vamos primar para que sempre haja condições adequadas de trabalho para as equipes e os servidores. Algumas unidades já tínhamos visitado durante a semana e faremos nos próximos dias outras verificações a pedido de vereadores e da comunidade”, finaliza o secretário.