GRUPO

Cidades participantes do 'Projeto Antigranizo' na Serra Gaúcha serão definidos até 10 de maio

Depois da formalização, um grupo de trabalho irá alinhar as ações e a elaboração do projeto mais detalhado

Foto: Ícaro de Campos
Foto: Ícaro de Campos

Uma nova reunião do grupo de municípios que trabalham o Projeto Antigranizo, na manhã desta segunda-feira (28), estabeleceu alguns prazos e ações para que os trabalhos avancem mais rápido.

Por sugestão do prefeito Adiló Didomenico, ficou definido que os municípios envolvidos, assim como outros potenciais participantes, terão até o dia 10 de maio para se manifestar via ofício, formalizando a sua participação no projeto. Se todos ingressarem no projeto serão cerca de 20 municípios.

A partir daí, um grupo de trabalho irá alinhar as ações e a elaboração do projeto mais detalhado. O grupo de trabalho será formado por representantes de Caxias do Sul, São Marcos, Flores da Cunha, Nova Pádua. Antônio Prado, da Comissão da Uva e do Consevitis. 

“Agora é hora de arregaçar as mangas e fazer acontecer. Cabe a nós fazer as coisas andarem. Nós vamos formar esse grupo de trabalho para encaminhar as ações e os prazos”, comentou o secretário de Agricultura de Caxias do Sul, Rudimar Menegotto.

De posse desse projeto detalhado com os municípios participantes, será agendada uma reunião com o governo do Estado para o final deste mês, buscando apoio e auxílio nos recursos.

Os valores vão variar um pouco conforme o número de municípios envolvidos, mas a estimativa é que o custo de instalação seja de R$ 5 milhões e o custo operacional anual de cerca de R$ 9 milhões, divididos proporcionalmente entre os municípios conforme a área de cobertura.