Municípios da Serra Gaúcha serão premiados no 4º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes

Caxias do Sul será contemplado em três projetos; Flores da Cunha, Antônio Prado, Nova Prata e São Francisco de Paula também serão reconhecidos

Publicado por
22:10 - 16/04/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Divulgação / Evento

Caxias do Sul foi selecionada em três projetos na categoria Projeto Inovador que serão premiados durante o 4º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes. A premiação ocorre nos dias 25 e 26 de abril, em Canela/RS. Da lista de premiados o município é o único a ser premiado em três projetos. Na ocasião, o Prefeito Adiló Didomenico será agraciado com o Prêmio Prefeito Inovador no primeiro dia do evento.

O Escritório de Dados do município articulou o envio das propostas de projeto e da organização dos interessados em comparecer no evento, juntamente com a Secretaria de Recursos Humanos e Logística. Servidores técnicos das mais diversas secretarias irão acompanhar as palestras técnicas, buscando melhorias no serviço público baseadas em tecnologias.

Caxias será premiado com SandBox Caxias, a plataforma Observa Caxias para Governança de Dados e o E-MED Solution. Os três cases serão apresentados aos presentes no segundo dia do Congresso.

O decreto que instituiu o Sandbox Caxias, consiste em um ambiente regulatório experimental, criado com a finalidade de suspender temporariamente a obrigatoriedade de cumprimento de normas exigidas para atuação em determinados setores, permitindo que empresas possam usufruir de um regime diferenciado para lançar novos produtos e serviços inovadores no mercado, com menos burocracia e mais flexibilidade, mas com o monitoramento e a orientação dos órgãos reguladores. O Sandbox Regulatório funciona como um espaço de aprendizagem segura e tecnológica.

Observa Caxias (https://observa.caxias.rs.gov.br) é uma plataforma de dados abertos que permite uma visualização acessível de informações sobre o município de Caxias do Sul. O objetivo é apresentar dados de diferentes fontes em mapas interativos e visualizações de fácil entendimento, auxiliando na tomada de decisões e criação de políticas públicas.

Já o E-MED Solution consiste em um sistema implantado no serviço público municipal, com o objetivo de facilitar o acesso e o gerenciamento do histórico médico dos servidores. Através desse software, é possível armazenar eletronicamente todos os documentos de saúde relacionados à vida funcional dos servidores, permitindo um acompanhamento ágil e eficiente. O sistema, coordenado pela Gerência de Biometria Médica, está alinhado com o planejamento estratégico do município, buscando modernização, responsabilidade ambiental e eficiência nos serviços prestados.

A Vice-Prefeita Paula Ioris comemora as conquistas. “Ficamos muito felizes em saber que os projetos inscritos no Congresso foram agraciados, porque isto demostra que estamos no caminho certo. Primeiro houve a qualificação das pessoas, dos servidores, para o desenvolvimento dos projetos, agora já estamos aplicando isso e o prêmio é um reconhecimento deste trabalho. Parabenizo a todos que estão se envolvendo nesse movimento da inovação, que veio pra ficar para evoluirmos como serviço público, como sociedade e como país”.

Confira a lista dos projetos aprovados em 2024.

PROJETO INOVADOR 2024 APROVADOS:

ANTÔNIO PRADO (RS) – DESENVOLVE ANTÔNIO PRADO

CANOAS (RS) – PATAS

CAXIAS DO SUL (RS) – SANDBOX CAXIAS / PLATAFORMA OBSERVA CAIXA PARA GOVERNANÇA EM DADOS / E-MED SOLUTION

ERECHIM (RS) – INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA PARA UM SISTEMA DE SAÚDE MAIS ACESSÍVEL E EFICIENTE

FLORES DA CUNHA (RS) – EDUCAÇÃO MAKER NO ENSINO MUNICIPAL

IJUÍ (RS) – IMPLANTAÇÃO DO METAVERSO NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL

NOVA PRATA (RS) – NOVA PRATA: ESCOLA DIGITAL E CONECTADA

NOVO HAMBURGO (RS) – PREFEITURA ONLINE – UNIFICAÇÃO DE PORTAIS

PANAMBI (RS) – PANAMBI: BEM-VINDO AO METAVERSO

RIO GRANDE (RS) – JU.LI.A – JUNTAS LIVRES DO ASSÉDIO / CRIARG

SANTO ÂNGELO (RS) – APP SANTO ÂNGELO INTELIGENTE

SÃO FRANCISCO DE PAULA (RS) – EU<3SÃOCHICO

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp