FEMINICÍDIO

Mulher encontrada morta carbonizada em Caxias do Sul é identificada

Caso está sendo investigado como feminicídio e exames periciais vão apurar suspeita de estupro; vítima tinha 23 anos

Foto: Yago de Boni/Grupo RSCOM e Divulgação
Foto: Yago de Boni/Grupo RSCOM e Divulgação

Caxias do Sul - A mulher encontrada parcialmente carbonizada na noite de sexta-feira (10), nas proximidades do Centro Esportivo Zona Norte, em Caxias do Sul, foi identificada como Joseane Delmiro da Silva, de 23 anos. A confirmação foi feita pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP) neste sábado (11), após reconhecimento preliminar por familiares.

De acordo com o delegado Raone Nogueira, titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP), o caso será investigado como feminicídio. A vítima foi localizada com as roupas inferiores abaixadas e apresentava sinais de ter sido incendiada da cintura para cima. Exames periciais vão apurar a suspeita de estupro e verificar a presença de outros ferimentos.

A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) ficará responsável pela investigação, que busca esclarecer as circunstâncias do crime e apurar o possível envolvimento do companheiro da vítima. O corpo foi encaminhado ao Departamento Médico-Legal (DML) para determinar a causa da morte. A Brigada Militar isolou o local até a conclusão dos trabalhos periciais.

Este é o segundo caso de feminicídio registrado em Caxias do Sul em 2025. O velório de Joseane será neste domingo (12), na Igreja Aliança da Salvação, no bairro Portal da Maestra. O sepultamento está marcado para as 9h, no Cemitério Público Municipal.