Morre empresário e político caxiense Ricardo Golin

Proprietário da RG Estacionamentos também era presidente de honra do PP de Caxias do Sul

Publicado por
09:18 - 29/02/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Morre empresário e político caxiense Ricardo Golin

Foto: Divulgação

Morreu aos 75 anos na noite desta quarta-feira (28), por volta das 22h, o político e empresário caxiense Ricardo Golin. Ele lutava contra um câncer há um ano. Filiado ao Progressistas (PP), ele presidiu a sigla por três oportunidades e atualmente era presidente de honra do PP em Caxias do Sul e proprietário da RG Estacionamentos. Também foi diretor da Fundação Caxias e presidente da Festa da Uva nas edições de 1998 e 2000 e presidiu também o Sindilojas Caxias, de outubro de 1994 até outubro de 2000. Recebeu da entidade o troféu O Mercador em 2000, na categoria Reconhecimento Público, pelo seu trabalho em prol do comércio e da Festa da Uva.

Golin também foi candidato a vice-prefeito na chapa de Ruy Pauletti (PSDB) nas eleições municipais de Caxias do Sul em 2004. A coligação ficou em terceiro lugar no pleito que foi vencido por José Ivo Sartori (MDB). Além disso, nas últimas eleições em 2022, ele foi 1º suplente da candidatura da Comandante Nádia (PP) ao Senado pelo Rio Grande do Sul. Posteriormente a candidata desistiu da disputa e apoiou o candidato Hamilton  Mourão (Republicanos).

Golin está sendo velado no Memorial São José e será cremado às 16h3o desta quinta-feira (29). Ele deixa a esposa e três filhos.

Amigo pessoal, o empresário Edson Néspolo destacou as grandes contribuições de Golin para Caxias e região. Ele lembrou que desde muito jovem, ele foi um visionário e uma grande liderança no comércio. “Se dedicou muito para a comunidade, um líder partidário. Além de ter contribuído muito, foi um amigo muito leal e bacana. Caxias perde muito com a sua morte“, relatou.

Já o presidente municipal do PP, vereador Alexandre Bortoluz, manifestou em nome do partido a solidariedade e profundo pesar pelo falecimento. Afirmou ser uma perda muito grande para partido, ao qual, segundo ele, Ricardo conduzia e unia com maestria as atividades políticas e empresariais.

Uma pessoa de extrema importância para a região. Nossos sentimentos aos familiares, registrar o belo legado que deixa no município e ressaltar que também marcou presença na área do esporte, ajudou a fundar em 1968 o time de futsal Comapa. Fica o registro dessa belíssima história que contribui muito, não só para o PP e para Caxias, mas para toda a região“, ressaltou.

Notas de pesar

O Sindilojas Caxias emitiu nota de pesar pelo falecimento. A nota assinada pelo atual presidente, Rossano Boff, pontua que o ex-presidente esteve à frente da entidade em um trabalho pautado pela transparência, humildade e dignidade. Além disso, o comunicado finaliza dizendo que Ricardo Golin deixa uma herança sólida e inspiradora para o futuro desta cidade. Confira a nota na íntegra:

Com profundo pesar e gratidão, o Sindilojas Caxias lamenta o falecimento do ex-presidente Ricardo Golin, que esteve à frente desta entidade, em um trabalho pautado pela transparência, humildade e dignidade, como representante legal do comércio, por duas gestões, no período de 21 de outubro de 1994 a 25 de outubro de 2000. O Sindilojas Caxias é solidário à família e amigos neste momento delicado: haverá saudades de Ricardo Golin, mas também há muitas sementes germinando futuro cultivadas por ele.

Mais do que zelar por servir ao comércio varejista por seis anos e se dedicar a estar próximo, comprometido e presente nas causas da comunidade, Golin deixa marcas incomensuráveis na história da entidade que, neste ano, completa 70 anos. O legado de sua atuação está legitimado pelo Troféu O Mercador como Reconhecimento Público, em 2000. Entre suas realizações mais marcantes como presidente do Sindilojas Caxias, Ricardo Golin liderou lutas históricas para o comércio varejista, como a abertura do comércio aos domingos e o alargamento das ruas do quadrilátero central da cidade e a abertura do calçadão da Praça Dante. Foi o idealizador do projeto que tornou o Museu do Comércio, inaugurado em 2000 na casa 9 da Réplica 1885 de Caxias do Sul, uma realidade. Graças a ele, a reprodução de um Armazém de Secos e Molhados, do final do Século XIX, hoje pode ser contemplada e admirada por turistas e pela comunidade que visita a Festa Nacional da Uva, da qual ele também foi presidente por uma gestão, a convite do então prefeito Pepe Vargas. Nas palavras dele: “O Sindilojas apoiou que eu assumisse a presidência da Festa da Uva, em 1998, se estendendo até 2000, quando eu ainda estava no sindicato, e continuei na presidência da Comissão Comunitária”.

Ricardo Golin deixa uma herança sólida e inspiradora para o futuro desta cidade e a fé de que o trabalho voluntário é uma bênção e um exemplo a ser seguido.

Rossano Fernando Boff
Presidente do Sindilojas Caxias

A Prefeitura de Caxias e a Festa da Uva também se manifestaram com nota de pesar. Confira abaixo:

A Prefeitura de Caxias do Sul lamenta profundamente o falecimento do presidente das edições de 1998 e 2000 da Festa da Uva, Ricardo Golin, ocorrido quarta (28.02). Ele era empresário, filiado ao PP, partido que presidiu e atualmente era presidente de honra. Golin também foi uma liderança no meio empresarial. Foi presidente do Sindilojas por duas gestões, de outubro de 1994 a outubro de 2000. Recebeu da entidade o troféu O Mercador em 2000, na categoria Reconhecimento Público, pelo seu trabalho em prol do comércio e da Festa da Uva. Ainda, foi diretor da Fundação Caxias e era proprietário da Rek Parking.

Ricardo Golin deixa a esposa e três filhos. Nesse momento de dor, o município se solidariza com os familiares e amigos por essa irreparável perda.

O velório está sendo realizado no Memorial São José e a cremação será às 16h30 desta quinta (29.02).

____________________

A Festa Nacional da Uva lamenta profundamente o falecimento de Ricardo Golin, presidente do evento nas edições de 1998 e 2000. Golin, que também foi presidente do Sindilojas Caxias do Sul, atuou incansavelmente pelo sucesso da Festa e deixa um belo legado.

Sob a sua gestão e graças à sua dedicação à história do comércio de Caxias do Sul, na Festa da Uva 2000, o Parque de Eventos inaugurou o Museu do Comércio, localizado na casa 9 da Réplica da Caxias do Sul de 1885. O local reproduz um Armazém de Secos e Molhados da Caxias do Sul recém descoberta pelos imigrantes italianos, possibilitando que os visitantes tenham contato com um dos períodos mais importantes da história local.

O Ricardo Golin sempre foi uma pessoa muito atenciosa com todos. Tivemos uma relação muito próxima quando trabalhamos juntos, entre 1999 e 2001. Atencioso, se preocupava com o bem-estar do trio e, como um pai, nos guiava da melhor forma possível. Essa é uma grande perda para a nossa cidade e para a Festa da Uva. Expresso o meu carinho e deixo o meu abraço aos familiares e amigos diante desta perda irreparável”, menciona Fabiana Bressanelli Koch, que foi Rainha da Festa da Uva 2000 ao lado das princesas Henriette Caldas Vaccari (1974-2014) e Vanessa Slaviero.

Neste momento de dor e tristeza, a Festa Nacional da Uva reforça a importância da trajetória de Golin para o sucesso do evento, e expressa os mais sinceros sentimentos aos seus familiares e amigos.

Fernando Bertotto

Presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva 2024

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp