Moradores de Caxias do Sul voltaram a relatar tremores de terra na cidade na tarde desta quinta-feira (08). De acordo com o 5ª Batalhão de Bombeiro Militar, por volta das 15h, quatro chamadas foram registradas pela corporação nos bairros Colina Sorriso e Fátima Baixo. Contudo, sem precisar um número, a quantidade de ligações foi maior, mas os atendentes não conseguiram registrar endereços. A reportagem também recebeu relatos de moradores do Jardim Iracema, Serrano, Pioneiro e Diamantino.
Leia mais
Ainda segundo os bombeiros, até o momento, nenhuma interdição foi necessária nem houve constatação de danos estruturais. A orientação é que a situação continue sendo monitorada pela população.
“Houve alguns chamados de populares que teriam ouvido estrondos, como se fosse tremor de terra, mas que não evidenciavam nenhum sinal em estruturas, nenhuma movimentação de solo na região ali da zona norte”, ressaltou o capitão dos bombeiros Vinicius Manfio.
A prefeitura de Caxias do Sul divulgou um comunicado em que confirma os relatos, mas tranquiliza a população. Confira na íntegra:
“Em relação à divulgação de relatos de tremores registrados na tarde desta quinta-feira (08/08) em determinados bairros de Caxias do Sul, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) informa, por meio da equipe de geólogos, que ocorrências semelhantes registradas em maio deste ano não oferecem riscos à população devido à baixa intensidade. O que ocorre, devido ao tipo de subsolo da região, é a acomodação de camadas rochosas subterrâneas, o que já aconteceu no município em outras oportunidades.”
No dia 13 de maio deste ano, moradores dos bairros Madureira, Universitário, Jardim América e Pio X acordaram assustados após sentirem tremores de terra atingirem a região. Na ocasião, o Corpo de Bombeiros recebeu cerca de 200 chamados.
Procurado pela reportagem na época, o geólogo e ex-secretário do Meio Ambiente de Caxias, Nerio Susin, explicou que fenômeno, com histórico de incidência no município, não tem potencial para causar danos estruturais.
“O histórico e a situação geológica em que nos encontramos não permitem que haja um tremor de terra de grande magnitude, ou seja, de cinco para cima (máximo 10), na Escala Richter. De quatro para baixo não vai causar nenhum transtorno estrutural”, assegura o especialista.
Susin explicou que o movimento é natural, chamado tecnicamente de acomodação de camadas geológicas. Ainda conforme o especialista, os relatos de tremores de terra em Caxias datam, pelo menos, da década de 1980. No ano passado, duas ocorrências semelhantes foram registradas: em julho, no bairro Castelo, e em novembro, no Jardim América. Em 2008 e 2010, o Jardim América também foi palco dos movimentos.