Moradores pedem solução para ruas intransitáveis no Villa Lobos, em Caxias do Sul

Nem ônibus, nem caminhões ou automóveis conseguem trafegar pelo local. Como resultado, muitas pessoas estão praticamente ilhadas. Reportagem do Portal Leouve/Rádio Viva flagrou momento em que coletivo da Visate não conseguiu avançar por uma das vias

Publicado por
21:39 - 23/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Rua intrafegável no bairro Villa Lobos

Moradores relatam os estragos da Rua dos Brilhantes. Foto: Marcelo Oliveira/Grupo RSCOM

Moradores da Rua dos Brilhantes, no bairro Villa Lobos, e de vias adjacentes, entraram em contato com a reportagem da Rádio Viva e do Portal Leouve para denunciar o estado intrafegável das ruas. Conforme o relato, o problema, que já existia, piorou devido às intensas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, deteriorando a condição das vias significativamente, abrindo buracos e espalhando pedras por toda parte.

Na Rua dos Brilhantes a situação é particularmente grave: nem ônibus, nem caminhões ou carros conseguem transitar pelo local. Como resultado, muitas pessoas estão praticamente ilhadas em suas casas. A comunidade se diz preocupada com a falta de acessibilidade e os riscos que isso acarreta, especialmente em casos de emergência.

Shaiane Tainan Cláudio dos Santos, 32 anos, que sempre residiu no bairro, afirma que, assim como outros moradores, se sente esquecida, e reclama providências do poder público:

“Tenho a minha avó, que tem 73 anos e não consegue se locomover, que perdeu a fisioterapia porque não tem como ir, os veículos não têm como acessar a rua. Minhas filhas estão faltando aula porque não tem como passar, nem por um lado e nem pelo outro. Até para caminhar fica difícil, as ruas estão que nem um sabão.”

Saul da Costa, presidente da Associação dos Moradores do Bairro Villa Lobos, diz que a deputada federal Denise Pessoa (PT) conseguiu uma emenda no valor de R$ 904 mil pra pavimentação da Rua dos Brilhantes e que o valor já estaria disponível, mas, até o momento, o serviço não foi feito.

Lori Rosa de Oliveira, 46 anos, está trabalhando na construção de uma casa em frente à sua residência e relata que os caminhões com materiais de construção não conseguem subir a rua. Para evitar atrasos na obra, ele precisa carregar os materiais manualmente. Há anos ele espera por uma solução, e diz que nada efetivo foi realizado.

“A situação é extremamente difícil. Não conseguimos mais sair de carro, e o mercado não quer mais fazer entregas em nossas casas. Pessoas com deficiência que moram próximas a nós também sofrem com essa condição. Não podemos mais esperar por uma resposta. Continuamos aguardando promessas que nunca se cumprem; mesmo após três dias de sol, ninguém veio sequer fazer um reparo temporário. É urgente que algo seja feito. Muitos moradores colocaram tábuas para atravessar um valo de um metro de profundidade. Isso não é aceitável. Estamos em Caxias do Sul e as estradas aqui estão em condições piores do que muitas áreas rurais. Precisamos de uma resposta concreta de alguém que realmente se importe com nossa situação. Não adianta passar uma máquina se, com a próxima chuva, a brita é levada embora e voltamos ao problema”, protesta.

A Reportagem do Portal Leouve, flagrou o momento exato que um ônibus do transporte coletivo urbano não consegue para trafegar pela Rua dos Cristais e acaba atolando na via. Veja o vídeo abaixo:

Em nota, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) destacou que obras para a via estão previstas assim que o tempo melhorar:

“A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) está executando trabalhos nas ruas do Villa Lobos para amenizar os problemas ocasionados pelas chuvas e dar condições de trafegabilidade, principalmente nas linhas de ônibus. Porém, a Rua dos Brilhantes precisa de um trabalho de revestimento com terra, um serviço mais específico que necessita pelo menos 10 dias de tempo seco. O trabalho será feito assim que as condições climáticas permitirem”

Os moradores esperam que, com a visibilidade proporcionada pela reportagem, o poder público tome medidas urgentes para reparar as vias e restaurar a normalidade no bairro Villa Lobos.

Veja imagens de como está a situação das ruas no bairro:

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp