Foi prorrogado para 10 meses a isenção do pagamento das contas mensais de água dos moradores de Galópolis e Vila Cristina que permanecem fora de suas residências devido ao estado de calamidade pública decorrente das chuvas em maio do ano passado. Aqui em Caxiacaxias do suls do Sul, sete pessoas morreram em decorrência das enchentes do período.
A decisão, que foi autorizada pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan-RS) ao Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), vale a partir desta quarta-feira (02) para todas as pessoas que precisaram sair de suas moradias devido a interdição dos imóveis. No entanto, para receber o benefício é fundamental que os impactados apresentarem um termo de interdição emitido pela Defesa Civil, conforme explica o diretor-presidente do Samae, João Uez.
Inicialmente, a isenção foi praticada por três meses em 2024 (julho, agosto e setembro). Com a prorrogação da Instrução Normativa nº 001/2025 assinada pelo diretor-geral da Agesan-RS, Demétrius Jung Gonzales, os usuários de Galópolis e Vila Cristina ficam isentos do pagamento das faturas referentes aos serviços de fornecimento de água e de coleta, afastamento e tratamento de esgoto do Samae até junho de 2025, quando encerra os 10 meses acrescidos.
O documento ainda estipula que os usuários do bairro e do distrito em questão, ficam isentos do pagamento dos serviços de desligamentos definitivos de ligações de água e outras solicitações por meio de processo administrativo pelo mesmo período.