DE ZORZI II

Moradores de sobrados interditados em Caxias do Sul terão duas horas para retirar pertences neste domingo (13)

Liberação parcial foi autorizada após laudo técnico; quatro sobrados seguem sob risco de colapso e não poderão ser acessados

Moradores acampam enquanto aguardam decisão sobre área interditada no bairro De Zorzi II, em Caxias do Sul. Foto: Marcelo Oliveir/RSCOM,
Moradores acampam enquanto aguardam decisão sobre área interditada no bairro De Zorzi II, em Caxias do Sul. Foto: Marcelo Oliveir/RSCOM,

Caxias do Sul - Seis famílias do bairro De Zorzi II, na Zona Leste de Caxias do Sul, enfrentam semanas de incerteza após terem suas casas interditadas por risco de desabamento. Na manhã deste domingo (13), elas terão, por duas horas, permissão para entrar nos sobrados e retirar alguns pertences. A liberação, autorizada pela Defesa Civil a partir de um ofício técnico, vale apenas para as unidades 5 a 10 do Residencial Jardim Vêneto, onde não foram identificados riscos iminentes à vida.

O documento, assinado pelo engenheiro civil Josué Pezzi, detalha que a entrada será controlada e acompanhada por especialista técnico. A ação ocorrerá entre 8h e 10h, com o uso obrigatório de capacetes de segurança e limite de até duas pessoas por unidade. Apenas moradores com boa condição física poderão participar, devido à exigência de agilidade no processo.

Contudo, os moradores dos sobrados 1 a 4 ainda não poderão retornar aos imóveis. Segundo o laudo, essas unidades apresentam risco iminente de colapso e, por isso, o acesso está proibido, mesmo que brevemente.

“Infelizmente, por mais que este engenheiro desejasse, os sobrados 1, 2, 3 e 4 não poderão ser acessados pelos moradores”, diz o ofício.

Rachaduras na madrugada e acampamento na calçada

Os problemas começaram na madrugada de 25 de março, quando rachaduras e fissuras surgiram repentinamente nas paredes, tetos e pisos dos sobrados. Os próprios moradores acionaram o Corpo de Bombeiros, que evacuou imediatamente o local. Desde então, as famílias permanecem acampadas na calçada em frente ao condomínio interditado, convivendo com a insegurança e a sensação de abandono.

A Defesa Civil isolou a área e a Prefeitura passou a prestar apoio emergencial, como banheiros químicos e vigilância da Guarda Municipal.

LEIA TAMBÉM: Após interdição de sobrados, moradores enfrentam incertezas e riscos no bairro De Zorzi II, em Caxias do Sul