Com solenidade repleta de autoridades, foi inaugurada, na tarde desta quinta-feira (7), a 2ª edição da Eletric Move Brasil, no Centro de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul.
A feira de veículos, mobilidade elétrica e energias renováveis segue até domingo (10). A programação reúne 24 palestrantes e 60 expositores de empresas reconhecidas em nível regional, nacional e mundial. A entrada é gratuita, com sugestão de doação de um quilo de alimento não perecível.
A abertura ocorreu no auditório do mezanino do Centro de Eventos, que teve praticamente todas as 200 cadeiras ocupadas. O idealizador e diretor da Eletric Move, Edson Néspolo, discursou na cerimônia sobre o potencial do evento. Na oportunidade, ele destacou que a feira busca promover projetos inovadores no segmento da indústria automotiva, aliados à sustentabilidade.
“Superar crise é aquilo que eu falo: tira a letra ‘S’ fica ‘crie’. Criamos, inventamos, superamos e está aí uma grande feira. É uma feira de inovação, tecnologia e, com as palestras, nosso objetivo é chamar atenção para as novas energias limpas, renováveis, que são fundamentais para o futuro do nosso planeta”, disse Néspolo.
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, e o reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Gelson Rech, também se manifestaram na solenidade.
“A feira cresce em um ambiente certo. Aqui em Caxias temos, num raio de 100 quilômetros, a maior diversidade industrial da América Latina. Esse ambiente se forjou pela garra, fé e ambição dos empresários”, definiu Adiló.
Na sequência, teve início o Fórum de Soluções para a Eletromobilidade e a Sustentabilidade, com a palestra do presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio de Lima Leite.
“As fabricantes do setor automotivo estão investindo R$ 130 bilhões no Brasil. Esse investimento é o maior da história, e grande parte dele será destinada justamente para a descarbonização. Então essa feira não poderia ocorrer em um momento melhor”, sintetizou.
O painel contaria com a participação do governador Eduardo Leite, que acabou remarcada para sexta-feira (8). Destaque, também, para a manhã do sábado (9), quando estará em foco “A mobilidade do futuro”, isto é, carros voadores, em um bate-papo entre o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto e o presidente da Randoncorp, Daniel Randon.
Os organizadores aguardam a visita de 30 mil pessoas durante os quatro dias de evento. Durante todo o período da Feira, o Centro de Eventos da Festa Nacional da Uva estará aberto à visitação pública.
Expositores participantes
Na área comercial, localizada no 2º piso, estão distribuídos 26 expositores. São eles: Aviva, Eko7, XPlay TV, Intral, Ademicom, Keldak Block, Soprano, San Diego Cidadania Italiana, Via Painéis, Vostro Coop Click, E-Volt, EZ-Nox, UFSM, Lyzeon, Sebrae, Sicredi, Real Drive, Fluxo Solar, Microempa, Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores (Abravei), UCS e uma exposição alusiva ao meio ambiente, Mobi Caxias, Pure-Cell, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), além de um café.
No térreo ocorrerão as Rodadas de Negócio Sebrae RS, próximas à Praça de Alimentação. No local, há 33 expositores voltados à mobilidade elétrica. São eles: Contertech, Neomobi, Tui Motos, Supravel, GWM, DRSul, Apolo, Fueltech, Arrow, Agrale, Fly Bis, Magnani, Fiergs, Simecs, Miglia, Mercosul Motores, Zeta Uno, MJET Evtol, BMW, BYD, BYD Bus, Volvo, Prevensistem, Aserv, Senai, Marcopolo, Visate, Pirasom, Be8, Wacker, Altheria E-Mobility, Sotrima, Fever Carburgo, além de test drive de carros elétricos.
Programação
Dia 7 de novembro, quinta-feira:
13h30min: Solenidade de Abertura
14h30min: painel 1 – “Políticas de transição energética e descarbonização para mobilidade”
15h15min: painel 2 – “Combustíveis do futuro” – Momento LIDE RS
15h45min: painel 3 – “Estratégias para o enfrentamento da crise climática e políticas energéticas sustentáveis”
16h15min: painel 4 – “O Papel das Universidades no Desenvolvimento de Tecnologias para Mobilidade e Descarbonização”
17h: “Expansão do mercado, políticas e tecnologias no Brasil: apresentação do Anuário Brasileiro da Mobilidade Elétrica”
17h20min: “Hidrogênio verde, o vetor energético do presente”
17h40min: Finep – “Financiamento à Inovação: Impulsionando a Ciência e a Tecnologia no Brasil”
Dia 8 de novembro, sexta-feira:
14h: painel 1 – “Bioeconomia: transformando passivos em ativos energéticos”
14h45min: painel 2 – “Inovação em movimento: carros elétricos, novos negócios e a evolução da infraestrutura sustentável”
16h: Cases de inovação: “Cenário da Mobilidade no Rio Grande do Sul”
17h30min: “Ecossistema de Inovação e as soluções para a mobilidade”
Dia 9 de novembro, sábado:
10h: “Indo Além das Metas”
10h45min: “A Mobilidade do Futuro”
14h: Seminário “Mobilidade sustentável, oportunidades de negócios e o panorama do setor de autopeças em Taiwan”
Dia 10 de novembro, domingo:
Feira aberta ao público.