Ministério Público do Trabalho investiga morte de trabalhador da Codeca em Caxias do Sul

Órgão encaminhou uma notificação para a companhia solicitando explicações sobre o fato, ocorrido no final da tarde de sábado (3)

Publicado por
19:00 - 05/08/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Ministério Público do Trabalho

Acidente ocorreu na Estrada Munisipal 306, no Cerro da Glória, região Sul do município | Foto: Márcio Serafini / Codeca

O Ministério Público do Trabalho (MPT) iniciou uma investigação sobre o acidente fatal envolvendo um funcionário da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca). Eliseu Secundino da Silva, 50 anos, morreu ser atingido por um veículo da empresa, na tarde de sábado.

A situação gerou grande comoção entre os funcionários, que trabalhavam na obra de asfaltamento da Estrada Municipal 306, na localidade de Cerro da Glória, região Sul do município.

Segundo o MPT, todos os acidentes de trabalho fatais são investigados para determinar as causas, apurar possíveis falhas do empregador e, principalmente, implementar medidas que evitem novos casos. O órgão iniciou o processo de coleta de informações e documentos.

A investigação irá focar na análise dos equipamentos utilizados, em especial os dispositivos de segurança do caminhão, para verificar se houve alguma falha que contribuiu para o acidente, conforme explica o gerente regional do Ministério Público do Trabalho, Vanius Corte.

“A gente vai analisar exatamente que aconteceu e verificar que equipamento que é utilizado e se oferece tamanho risco. No resultado dessa investigação, pode haver a autuação da empresa por não ter cumprido os dispositivos de segurança, pode haver interdição de algum equipamento. E também uma notificação para mudar os procedimentos”, descreve.

Codeca não abrirá sindicância

Na tarde desta segunda, antes da divulgação da investigação do MPT, a assessoria da Codeca respondeu à reportagem do Portal Leouve, que não abrirá sindicância, mas que as circunstâncias do fato estão sendo apuradas pelas autoridades. A empresa também reiterou que está prestando todo auxilio para a família da vítima e aos demais funcionários envolvidos.

Preocupação com a reincidência

O MPT destacou a preocupação com a recorrência de acidentes fatais em um curto período envolvendo a companhia. Em maio, durante os temporais que assolaram o Estado, um funcionário da empresa morreu após deslizamento de terra sobre a usina de asfalto na Vila Maestra. A prioridade, segundo o órgão, é assegurar a integridade e segurança dos trabalhadores, prevenindo futuros acidentes e corrigindo possíveis deficiências nos processos operacionais da empresa.

Deslizamento causa a morte de funcionário da Codeca em Caxias do Sul neste domingo

Acidente em obra causa morte de funcionário da Codeca em Caxias do Sul

Ministério Público do Trabalho

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp