Ministério da Agricultura recebe relatório sobre danos registrados no interior de Caxias do Sul

Documento contém levantamento dos danos sofridos no interior, como por exemplo nas estradas, propriedades e perdas nas produções

Publicado por
17:25 - 12/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Ícaro de Campos

Na terça-feira (11), representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) visitaram Caxias do Sul para reuniões e inspeções nas áreas afetadas pelas enchentes no município. Pela manhã, os representantes do MAPA se reuniram na Universidade de Caxias do Sul (UCS) com lideranças regionais, membros do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) e produtores rurais. Este encontro regional contou com a participação de diversos municípios da Serra.

Encontro com o Prefeito

No início da tarde, o grupo se encontrou com o Prefeito Adiló Didomenico no Centro Administrativo. O prefeito entregou um relatório detalhando os danos registrados no município. Documento contém levantamento dos danos sofridos no interior, como por exemplo nas estradas, propriedades e perdas nas produções. Após o encontro, os representantes percorreram áreas rurais acompanhados por técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), e representantes de entidades como Emater, Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares (CAAF) e Secretaria Estadual da Agricultura (SEAPI).

Declarações de Valmir Susin

Valmir Susin, titular da SMAPA, destacou a importância da visita dos representantes do MAPA para aproximar o ministério das prefeituras e entidades regionais que representam os agricultores afetados. Ele afirmou: “Precisamos de encaminhamentos ágeis para que a agricultura siga em frente e a infraestrutura seja recuperada, principalmente com relação a pontes e estradas.”

Inspeção das Áreas Atingidas

Após a reunião na prefeitura, o grupo se dividiu em dois roteiros: um para Forqueta e outro para a região de Santa Lúcia do Piaí. Ao final, todos se encontraram no distrito de Vila Cristina, um dos mais afetados pelas enchentes. Entre os representantes do MAPA estavam Alessandro Cruvinel, diretor do Departamento de Apoio à Inovação para Agropecuária, e José Cleber Dias de Souza, superintendente federal do Ministério no Rio Grande do Sul.

Ministério da Agricultura

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp