Um dia de festa, de encontros e reencontros e de fortalecer o protagonismo da juventude católica. Assim pode ser definido o Bote Fé, encontro que reuniu cerca de 4 mil pessoas das 18 arqui/dioceses do Rio Grande do Sul, no Ginásio do Sesi, em Caxias do Sul, neste sábado, 15 de novembro. Das 10h às 22h, foram 12 horas de programação, com música, momentos de oração, confissões e integração.
O encontro iniciou às 10h, com animação e o momento de oração levando ao palco do Sesi o ícone de Maria, símbolo que acompanha a organização das atividades juvenis na Diocese de Caxias. Logo depois, o bispo auxiliar de Porto Alegre e referencial para a juventude do Regional Sul 3, Dom Darley José Kummer, presidiu a Missa, que foi concelebrada pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon; pelo bispo emérito, Dom Alessandro Ruffinoni; pelo bispo de Montenegro, Dom Carlos Rômulo; e pelo bispo do Rio Grande, Dom Jorge Pierozan. Diversos padres de todo o RS participaram da celebração.
Em sua homilia, Dom Darley convocou os jovens ao protagonismo. “Vocês são o agora de Deus, o agora da Igreja e o agora da sociedade. Ocupem os lugares de vocês. Se vocês não ocuparem o vosso lugar, ninguém vai fazer. A Igreja está do lado de vocês, mesmo com os cabelinhos brancos e não entendendo tudo, mas caminha com vocês. Tenham coragem de anunciar Cristo, de ser sementes de esperança”.
A programação seguiu na parte da tarde com oficinas, também chamadas de catequeses, que abordaram temáticas juvenis, como a escolha de vida e da vocação, inteligência artificial e a santidade a partir do exemplo dos jovens que testemunharam sua fé. Uma gincana também movimentou os jovens no Ginásio do Sesi. Além disso, diversas congregações religiosas organizaram a Feira Vocacional, com tendas onde os participantes podiam conhecer cada carisma na vida da Igreja.
Inspirado pelo mote “Bote Fé na Juventude, nas Vocações e na Esperança”, o evento celebrou o processo do plano de evangelização da Juventude do RS chamado “Vim Matear Contigo”, e o Jubileu dos Peregrinos da Esperança. O encontro foi organizado pelo Serviço de Evangelização da Juventude do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abrange o Rio Grande do Sul, e pela Diocese de Caxias do Sul, com o apoio do Serviço de Animação Vocacional do Regional Sul 3.
O planejamento para realizar o Bote Fé iniciou ainda em 2024, com o anúncio da cidade-sede e da data. Depois disso, diversas equipes foram organizadas para dar conta da estrutura, da captação de patrocínios, das catequeses, dentre outras. Mais de 120 voluntários trabalharam em várias frentes.
“A partir das nossas reuniões, fomos dando forma, cor, rosto para esse encontro, pensando sobretudo naquilo que poderia representar e também atrair a juventude para Cristo, por meio de sua Igreja”, explica o assessor do Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul, padre Gustavo Predebon.
Durante a tarde, o palco do Ginásio do Sesi também recebeu duas bandas formadas por jovens que atuam na Igreja no Rio Grande do Sul. Elas foram escolhidas pelo concurso “Minha Banda no Bote Fé”, que trouxe os grupos “72 Peregrinos” da Diocese de Cruz Alta e “Essência de Cristo”, da Diocese de Vacaria.
A jovem Taís Susin, do Encontro de Jovens Amigos com Cristo (EJA) da cidade de São Marcos, na Diocese de Caxias, participou do Bote Fé pela segunda vez. Ela ressalta a emoção da juventude reunida. “É muito emocionante a gente chegar e ver que tem tantos jovens, diversos grupos, todos reunidos por um único objetivo, de estar perto de Deus. É lindo ver que a Igreja é viva, a Igreja é jovem e é nossa”.
A conclusão do Bote Fé teve dois momentos especiais: a adoração ao Santíssimo Sacramento, isto é, Jesus presente na Eucaristia, e o show nacional da banda Missionário Shalom, que veio de Fortaleza. O momento eucarístico foi conduzido pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, que colocou em oração todos os jovens do Rio Grande do Sul, especialmente aqueles que vivem situações difíceis.
O evento, que iniciou em 2012, e chegou à sua quarta edição em 2025, foi realizado em clima de retomada. O último grande encontro dos jovens gaúchos foi em novembro de 2018, na cidade de Parobé, Diocese de Novo Hamburgo. De lá para cá, o Bote Fé estava programado para 2021 e a pandemia do Covid-19 impediu; depois, a organização foi para 2024, impossibilitada pela situação causada pelas enchentes.