O empresário caxiense Mauro Andreazza, 61 anos, tomou posse como Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Caxias), de Caxias do Sul para o biênio 2025/2026. Ele sucede Eduardo Colombo, natural de Farroupilha, que presidiu a entidade nos últimos dois anos e com quem Andreazza atuou como primeiro vice-presidente. Durante a cerimônia, também foi empossada a nova diretoria executiva.
A nova gestão contará com os empreendedores Mateus Formolo (primeiro vice-presidente), Lucas Feldens Magnani (segundo vice-presidente), Marcos André Rossi Victorazzi (diretor de Processos Internos), Alanna Slomp (diretora de Relacionamento), Micael Canuto (diretor de Tecnologia e Informação) e Paulo Tadeu Machado (diretor de Comunicação). Além disso, Maurício Afonso assumirá como diretor da CDL Jovem a partir de 2025.
O grupo estará à frente da maior entidade empresarial em número de associados no Rio Grande do Sul e na quinta maior do Brasil vinculada ao sistema CNDL, que representa 5,6 mil empresas. Com o apoio de mais de 80 colaboradores, a nova gestão pretende dar continuidade às ações realizadas nos últimos anos, reforçando o compromisso de promover o bem-estar e o desenvolvimento dos empresários do comércio, serviços e indústria.
Bandeiras da nova gestão
Para o próximo biênio, a CDL Caxias, que comemorou 59 anos em dezembro, pretende fortalecer bandeiras estratégicas. Entre as prioridades estão ações efetivas para combater o comércio ilegal de ambulantes, a cobrança por melhorias na limpeza urbana, na segurança pública, no trânsito e na assistência às pessoas em situação de rua.
Outro objetivo importante será estreitar a parceria com entidades coirmãs, como CIC, Sindilojas e Sindigêneros, além de intensificar o diálogo com a prefeitura. A meta é acompanhar, planejar e organizar iniciativas que gerem impacto positivo e sejam realizadas pela comunidade.
Andreazza também destacou como prioridade fortalecer a relação com os associados, proporcionando uma interação mais próxima e eficiente. Além disso, busca ampliar o reconhecimento do trabalho realizado pela CDL Caxias, com o objetivo de atrair novos empreendimentos e expandir a representatividade da entidade.
“A CDL entrega muitos produtos e serviços aos seus associados. Estamos sempre pensando em novas possibilidades e a Convenção, iniciada em 2023 e concebida por Eduardo Colombo, é um dos exemplos. Daremos continuidade e ela será ainda maior no próximo ano. O evento nos mostra a importância da qualificação e treinamento constantes. Precisamos levar os benefícios da CDL ao conhecimento de mais lojistas”, reforça.
O novo presidente da CDL Caxias
Diretor financeiro do Grupo Andreazza, Mauro Andreazza nasceu no bairro Nossa Senhora da Saúde, em Caxias do Sul, onde, anos depois, foi inaugurado o primeiro supermercado da família, há 53 anos. Casado há 25 anos, Mauro é pai de gêmeos de 19 anos.
Com 15 anos de dedicação voluntária na CDL Caxias, Andreazza já ocupou diversos cargos na entidade, incluindo diretor, membro e presidente do Conselho Deliberativo. Além disso, também integrou a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias).
Sua trajetória profissional começou cedo, aos 12 anos, trabalhando em oficinas mecânicas. Posteriormente, foi proprietário de uma metalúrgica por 10 anos. Em 1996, passou a integrar como sócio o Grupo Andreazza, ao lado dos irmãos Jaime, Vitor e Marcos. O grupo reúne três marcas: Supermercados Andreazza, Super Vantajão e Vantajão Atacado.
Hoje, o Grupo Andreazza emprega 4 mil colaboradores e opera 49 lojas, sendo 34 em Caxias do Sul e as demais em Arroio do Sal, Bento Gonçalves, Capão da Canoa, Carlos Barbosa, Farroupilha, Flores da Cunha, Marau, Montenegro, Nova Petrópolis, Porto Alegre, Vacaria e Vale Real.
Jovens na nova diretoria
Visando o legado da entidade, Andreazza optou por compor as diretorias Executiva e Convidada com a presença expressiva de jovens empresários. Boa parte dos integrantes passaram anteriormente pela CDL Jovem Caxias, que neste ano completou 25 anos de atuação.
Diretoria Executiva
Presidente – Mauro Francisco Andreazza
Primeiro vice-presidente – Mateus Formolo
Segundo vice-presidente – Lucas Feldens Magnani
Diretor de Processos Internos – Marcos André Rossi Victorazzi
Diretora de Relacionamento – Alanna Slomp
Diretor de Tecnologia e Informação – Micael Canuto
Diretor de Comunicação – Paulo Tadeu Machado
Diretor CDL Jovem – Maurício Afonso
Diretoria Convidada
SPC Benefícios – Eduardo Colombo
Gestão e Qualidade – Caroline Dalcin e Jonathan Piva de Almeida
Turismo e Cultura – Rodrigo Paglioli e Gabriele Piccoli
Segurança – Roberto Vidor, Jackson Campani e Valtuir Rizzo
Responsabilidade Socioambiental – Aline Retore e Gabriel Comerlato Costa
CDL Mulher – Lucimara Todero
Comunicação – Samuel Freira de Oliveira, Dian Paiani e Shaíze Maldonado Roth
Missão cumprida na gestão da CDL
Eduardo Colombo, 42 anos, presidente das lojas Colombo – 10ª maior rede de móveis e eletrodomésticos do país, com 320 unidades e 4 mil colaboradores -, deixa a liderança da CDL Caxias com o sentimento de missão cumprida.
Entre os principais marcos da gestão estão a idealização da Convenção CDL Caxias, a instituição do departamento CDL Mulher Caxias do Sul e o retorno do concurso Brilha Caxias, além da fidelização das mais de 5,6 mil empresas associadas. Também fomentou a qualificação dos associados, o apoio à gestão e formação de pessoas e as parcerias com outras entidades.
Ele, ainda, reforçou a importância da união de esforços, a exemplo das contribuições dos projetos de reconstrução e apoio às vítimas após a tragédia climática, ocorrida em maio deste ano no Estado, e do Homens na Cozinha, que bateu recorde de arrecadações, com a doação de mais de R$ 885 mil a 65 projetos filantrópicos de Caxias do Sul.
“Deixo a CDL Caxias com sentimento de gratidão por ter tido a oportunidade de presidir a maior entidade empresarial em número de associados do Rio Grande do Sul e a quinta do Brasil e entregá-la ao Andreazza ainda mais sólida e representativa. Agradeço a todos os integrantes das diretorias Executiva e Convidada, Conselhos Superior, Fiscal e Deliberativo, CDL Jovem e CDL Mulher, assim como aos funcionários, que não mediram esforços para mantermos a excelência do trabalho, sempre atuando conforme determina o estatuto e pensando no bem-estar de todos que a integram”, conclui Colombo.