DIA DE FINADOS

Manutenções nos Cemitérios Públicos de Caxias do Sul podem ser feitas até domingo (20)

Data é a limite para limpeza ou pintura de túmulos antes do Dia de Finados. A partir de segunda-feira (21), os serviços nos cemitérios serão feitos apenas por servidores

Manutenções nos Cemitérios Públicos de Caxias do Sul podem ser feitas até domingo (20)
Manutenções nos Cemitérios Públicos de Caxias do Sul podem ser feitas até domingo (20) - Foto Fabiano Provin/Divulgação/Prefeitura de Caxias do Sul

O prazo para que a população faça serviços nos Cemitérios Públicos de Caxias do Sul visando o feriado do Dia de Finados (02/11) termina neste domingo (20). O objetivo é proporcionar um ambiente agradável e os espaços em ordem para os milhares de caxienses que visitarão os campos santos para honrar seus entes queridos.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), responsável pelos cemitérios públicos, lembra que podem ser encaminhadas a limpeza e/ou a pintura de túmulos e jazigos. A partir a próxima segunda-feira (21), os espaços serão organizados pelos servidores. Desde o início de outubro equipes atuam em pequenos reparos como iluminação e podas de árvores.

O Cemitério Público I fica na Rua Júlio Augusto Ruzarin, 361, no bairro Marechal Floriano; o Cemitério Público II fica na Avenida Benjamin Custódio de Oliveira, 963, no bairro Rosário.

Prazo estendido em Bento Gonçalves

Os cemitérios públicos de Bento Gonçalves funcionarão em horário estendido até 30 de outubro, das 7h às 19h, para que os cidadãos possam realizar a limpeza e manutenção dos túmulos. A partir de 31 de outubro, os cemitérios voltarão ao horário normal, das 8h às 18h. No feriado de Finados, não será permitida a realização de serviços de limpeza nos cemitérios, que estarão abertos exclusivamente para visitação e realização de missas.

A data

O Dia de Finados é uma data comemorativa cristã que celebra a memória dos mortos. O 2 de novembro, feriado nacional no Brasil, tem sua origem no século X, na abadia beneditina de Cluny, na França. Foi o abade Odilo que instituiu 2 de novembro como data oficial para a comemoração dos mortos, como uma forma de unificar as celebrações que já ocorriam em diferentes datas. Ele acreditava que os mortos precisavam de orações dos vivos para alcançar a salvação. A data foi adotada pela Igreja Católica e rapidamente se espalhou pelo mundo cristão. No Brasil, a data foi introduzida pelos portugueses no século XVI, durante a colonização. O Dia de Finados é uma data muito importante para a população brasileira, normalmente sendo um dia para reflexão e homenagem aos entes queridos que já se foram.