Mais de 60 mil pessoas prestigiaram os desfiles cênicos da Festa Nacional da Uva 2024 em Caxias do Sul

Somente neste sábado (02), 20 mil pessoas conferiram as atrações que desfilaram na Rua Sinimbu

Publicado por
17:15 - 03/03/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
festa

Foto: Rodrigo Rossi

A emoção mais aflorada foi a marca do último desfile cênico da 34ª Festa Nacional da Uva, como era de se esperar. Surpresas e novos elementos acrescentados ao enredo representando a alegria e o orgulho pelo sucesso depois de 17 dias de evento foram os responsáveis por isso. Para começar, a rainha Lizandra Chinali e as princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho fizeram a primeira entrada da noite na avenida Sinimbu para representar através de Libras os versos da música tema “Mérica”, de autoria do compositor Éder Bergozza e cantada por Rafa Gubert e Tita Sachet.

Quando o desfile já se encaminhava para a última parte, os membros da Comissão Comunitária da Festa, puxados pelo prefeito Adiló Didomenico e pelo presidente Fernando Bertotto, se integraram ao elenco e fizeram uma participação especial na sequência do carro das embaixatrizes.

E, quando já se apresentavam os distritos de Caxias do Sul, a princesa Letícia de Carvalho viu a emocionante passagem da mãe Leonilda, responsável pela execução do vestido usado por ela na eleição do concurso de soberanas da Festa da Uva deste ano.

Os desfiles cênicos da Festa Nacional da Uva 2024 foram um grande sucesso, recebendo tanto caxienses, visitantes da Serra Gaúcha, quanto de outras cidades e até mesmo estados. As seis noites reuniram mais de 60 mil pessoas e contaram com mais de 1,3 mil participantes, entre artistas e figurantes. Os desfiles vieram com uma proposta inovadora repleta de cores e movimento, colocando o público na cena, tocando o coração de muitos que voltaram para as suas casas emocionados, outros até foram assistir mais de uma vez.

“Achei lindo, muito lindo as crianças dançando e o povo é muito simpático também. Vieram, cumprimentaram a gente, as crianças, dançaram com as crianças. Eu acho que isso é o mais legal, estar desfilando, mas ainda ter essa troca com quem está assistindo. Eu moro bem aqui no meio do Centro, mas eu ainda não tinha vindo ver o desfile e me surpreendi muito. Acho que foi um dos mais bonitos que eu vi até hoje,” ressalta Rafaella Constante Silveira.

“Eu achei o desfile bem interessante. Quando cheguei já tinha começado, achei bem legal a ala da imigração, me chamou muito a atenção,” destaca Cintia Coelho.

O desfile foi dividido em três quadros: no primeiro, “Cucagna ndove se Sogna”, depois, “Cucagna ndove se Magna” e por último, “Cucagna ndove se fà festa”. Em cada quadro uma emoção diferente, que transportava o público para um passado repleto de sonhos e muita luta. No total, desfilaram 14 alegorias, dentre carros e estruturas móveis, 51 grupos artísticos, 25 cenas coreografadas e encenadas, embalados pela trilha original composta pelo músico Éder Bergozza. Uma novidade, foi que algumas alegorias contaram com um sistema que ameniza a poluição, e também iluminação de led sustentável.

“Tudo me chamou a atenção, neste ano especialmente porque a minha sobrinha é uma embaixatriz. Mas o que me chamou mais a atenção foi o fato de estar tudo renovado. Tá muito bonito. Não é um desfile cansativo, uma ala atrás da outra e cada uma mais emocionante que a outra. Achamos lindos os carros alegóricos, estão bem decorados. O final também com o Girotondo. Maravilhoso, maravilhoso. Está tudo muito bonito, harmonioso, grandioso,” salienta Marlei Aparecida de Jesus.

A alegria do desfile não passou despercebida aos olhos da Irene Fernandes Silva, que veio de Belo Horizonte, “achei maravilhoso! Isso aqui é uma alegria, uma cultura que você vê os italianos todos aqui transmitindo o que é a vida deles aqui. Caxias é uma cidade maravilhosa, achei todas as alas do desfile maravilhosas, mostrando o que é a região. Esse é um grande legado que traz. Vim de Belo Horizonte e é a primeira vez que assisto o desfile.”

A Rainha da Festa da Uva 2024, Lizandra Chinali e as princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho, se mantiveram muito emocionadas durante as seis noites de desfiles, embora os quadros fossem os mesmos, a sensação era de que a cada dia estava mais bonito. Ao final do belo espetáculo a céu aberto apresentado na rua Sinimbu, o trio de soberanas chamava o Grupo Girotondo, que no quadro “Festa ntela Cucagna”, encerrou todas as noites dos desfiles com um grande baile no coração da cidade.

Os desfiles cênicos da Festa Nacional da Uva 2024 tiveram o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio do Bradesco, Banrisul, Postos Sim, Randoncorp, Sicredi, Marcopolo, Supermercados Andreazza, Pettenati Vantajão e Sulgás e o apoio de Sindigêneros, Sorvelândia, Litz Decor e Rivatti Móveis. A produção é da AM9 Produções. A realização é da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul e Ministério da Cultura do Governo Federal.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp