O Grande Espetáculo de Natal, que ocorreu no Centro de Caxias do Sul, no último final de semana, contou com mais de 30 mil pessoas, segundo a organização. A 8ª edição do evento foi realizada nas noites de sábado (30) e domingo (01) e trouxe como tema: o amor, a esperança e a fraternidade. Este é considerado o maior evento comunitário e gratuito de Natal da Serra Gaúcha. A centenária Casa Magnabosco foi pano de fundo para as performances artísticas.
Em 2024, as apresentações foram do Grupo Tholl e do Coro Unimed. Os integrantes do Tholl presentearam o público com seis apresentações circenses. O Coro Unimed, que teve a estreia de um grupo formado, exclusivamente, por crianças, coube a interpretação de seis canções de coral. Houve, ainda, a participação de bailarinos caxienses, coreografados por Matheus Brusa, outro talento local.
A diretora-executiva do Grande Espetáculo de Natal, Cali Troian, avaliou a edição deste ano.
“A edição superou todas as nossas expectativas. Nossa plateia estava linda, repleta de famílias vivendo e celebrando conosco tudo o que o Natal representa. Noites de encantamento que demonstraram o quão bem faz para a cidade, para a comunidade, eventos culturais como o Grande Espetáculo ”, afirmou.
Para o idealizador da programação, Pedro Horn Sehbe, atividades desta natureza fazem toda a diferença para reforçar o espírito de união, sobretudo diante dos desafios enfrentados pelo Rio Grande do Sul no ano que está chegando ao fim.
“Natal é sinônimo de esperança e do renascer da fé. Todos nós, de alguma maneira, sofremos muito com o que aconteceu no Rio Grande do Sul. Por isso, o tema do musical foi ao encontro da esperança. Assim como a protagonista, o Estado precisou, com muita força, reencontrar a esperança”, acrescentou.
Neste ano, João Bachilli foi o responsável pelo roteiro, pela direção artística e pela criação dos figurinos. O maestro Ivan Montanha assinou a direção musical, enquanto o caxiense Matheus Brusa completou o time como coreógrafo convidado.
O espetáculo é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul.