PRESTAÇÃO DE CONTAS

Mais de 1 milhão de exames são realizados no CES de Caxias do Sul

O serviço próprio da SMS quase duplicou o número de testes realizados entre 2021 e 2024

Prestação de contas SMS de Caxias do Sul. Foto: Cristiane Barcelos.
Prestação de contas SMS de Caxias do Sul. Foto: Cristiane Barcelos.

Os mais de 1 milhão de exames na Central de Exames Complementares foi um dos números destacados na prestação de contas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul, referente ao terceiro quadrimestre de 2024. A apresentação ocorreu nesta quarta-feira (26) durante audiência pública promovida pela Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores.

Na ocasião, foram detalhados os dados da execução financeira de setembro a dezembro, bem como a produção dos serviços de saúde no período, que, assim como nos últimos anos teve receita municipal aplicada superior ao mínimo exigido.

Conforme o secretário municipal da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Junior, a soma destinada à saúde foi de 25,21%, superando novamente o mínimo exigido constitucionalmente é de 15%. Em 2020 foram 25,77%; em 2021, 26,96%; em 2022, 25,63%; e em 2023, 26,24%.

O levantamento também apontou que o Município foi responsável por 45% das despesas, enquanto que 47% coube ao ente federal e os outros 8%, ao estadual. Ao detalhar as despesas, que somaram R$ 314 milhões no período, Geraldo explicou que 94% corresponderam ao pagamento de pessoal, serviços, subvenção e contratos de gestão.

Durante o quadrimestre, o secretário ressaltou diversos feitos significativos, como a realização de mais de 1 milhão de exames na Central de Exames Complementares (serviço próprio da SMS, que quase duplicou o número de testes realizados entre 2021 e 2024).

Além disso, foram registradas mais de 266 mil consultas e procedimentos nas duas UPAs, 137 mil no Centro Especializado de Saúde (CES) e mais de 1,6 milhão na Atenção Primária em Saúde.

No setor de assistência farmacêutica, foram dispensadas mais de 67 milhões de unidades de medicamentos, além de 1,6 milhão de fraldas fornecidas. Já na Vigilância Ambiental em Saúde, mais de 176 mil ações de inspeção, fiscalização e intervenções foram realizadas, entre outros dados que destacaram a atuação dos diversos departamentos da SMS.

Também participaram da prestação de contas vereadores que puderam fazer questionamentos ao secretário e a secretária adjunta, Daniele Meneguzzi, sobre situações diversas relacionadas à pasta.