O 12º Batalhão de Polícia Militar de Caxias do Sul, divulgou, nesta terça-feira (04), o balanço de produtividade referente ao período de 1º de janeiro a 3 de fevereiro. Os números de 2025, assim, refletem a intensa atuação da Brigada Militar na cidade.
O comandante do 12º BPM, Tenente-Coronel Márcio Borba Fernandes, destacou que os resultados deste mês superaram os de janeiro de 2024 e, como resultado, impactaram positivamente a segurança da cidade.
“Com o aumento de armas e drogas apreendidas, através das ações e operações desenvolvidas diuturnamente, foi possível obter números muito favoráveis nos crimes violentos letais intencionais (CVLI), pois as apreensões acabam enfraquecendo as organizações criminosas, que dependem das armas e das drogas para manter suas atividades ilícitas”, afirmou o comandante.
A equipe abordou 3.880 pessoas e atendeu 1.094 ocorrências ao longo do período. Além disso, como parte das ações, os policiais realizaram 224 prisões em flagrante e, dessa forma, recuperaram 28 foragidos da justiça.
A fiscalização de veículos também foi um ponto de destaque, com 1.200 veículos fiscalizados e 16 veículos recuperados. A apreensão de 19 armas e 129 kg de drogas foi significativa, impactando diretamente o combate ao tráfico na região.
O Tenente-Coronel Fernandes ressaltou que a Brigada Militar continuará investindo no fortalecimento da inteligência policial e na troca de informações com outras forças de segurança.
“Entre as estratégias previstas para manter e, se possível, melhorar ainda mais nossa produtividade, está o fortalecimento das atividades de inteligência policial, bem como a constante troca de informações com as agências das demais instituições de segurança pública (PC, CBM, IGP, Polícia Penal); o fortalecimento dos serviços de patrulhamento tático motorizado, na medida em que forem aportados os recursos materiais específicos; e a permanente integração e atuação conjunta, dentro das premissas do Programa RS SEGURO, com as demais instituições vinculadas da SSP”, explicou o comandante.
Denuncie foragidos, armas, drogas e organizações criminosas diretamente ao 12º BPM de Caxias do Sul pelo telefone/WhatsApp: (54) 98414-1178. Sua colaboração é fundamental para fortalecer a segurança da cidade.
MAIOR APREENSÃO DO ANO
Durante a operação, a equipe interceptou dois veículos suspeitos, um HB20 e um Ônix, e encontrou 149 tijolos de maconha em seu interior. Consequentemente, um homem de 25 anos e uma mulher de 35 anos foram presos.