A Comissão de Instalação do Parque Rural realizou na última quinta-feira (24) a primeira reunião de trabalho. O encontro, que ocorreu no Salão Nobre do Centro Administrativo, teve o objetivo de apresentar ao grupo a proposta inicial de zoneamento do Parque Rural e a implantação da cancha de laço e de provas, desenvolvida pelo Escritório de Projetos da Secretaria de Planejamento e Parcerias Estratégicas.
O Prefeito Adiló Didomeico fez a abertura da reunião e ressaltou a importância de elaborar um plano diretor bem estruturado.
“Recomendo fazer um bom plano diretor antes de começar as obras para que o espaço fique bem organizado. É bom também que o grupo de trabalho faça os debates com todos os envolvidos até para definir as diretrizes a serem adotadas por todos. O Parque Rural é uma vontade do nosso governo e vai valorizar muito aquela região de Vila Seca”, disse.
O objetivo da proposta inicial de zoneamento, que teve como referência o Parque da Expointer, em Esteio, foi criar a cancha de laço e de provas num lugar estratégico que direcione os futuros equipamentos e/ou quadras do empreendimento que também vai contar com água, luz, rede de drenagem e esgoto. O Parque conta com recurso de cerca de R$ 1,3 milhão proveniente de emenda parlamentar da deputada federal Denise Pessôa. A terraplanagem de todo o Parque Rural será feita pela Secretaria Municipal de Obras (SMO). A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS) já trabalha na licença ambiental do empreendimento.
O presidente da comissão, Ricardo Daneluz Neto, destacou a importância do Parque Rural.
“Todos sabem da importância desse espaço que vai ser um grande complexo de várias atividades. Vencemos algumas etapas e agora vamos trabalhar em conjunto para sermos o mais assertivo possível. Temos um projeto inicial muito bem estruturado, mas claro que modificações ainda podem ser feitas”, ressaltou.
Localização e Aquisição do Parque Rural
O Parque Rural ocupará um terreno de quase 62 hectares, localizado na Estrada Municipal 165, nas proximidades da comunidade de Nossa Senhora Aparecida, no distrito de Vila Seca, distante dois quilômetros da Rota do Sol. A área foi adquirida pela Prefeitura pelo valor de R$ 3,1 milhões.