Indústria de Caxias e Bento estão entre as mais poluidoras do estado, diz FEE

Caxias do Sul e Bento Gonçalves estão entre os 10 municípios gaúchos que concentram quase 60% do volume de produção…

Publicado por
16:29 - 03/04/2018

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Caxias do Sul e Bento Gonçalves estão entre os 10 municípios gaúchos que concentram quase 60% do volume de produção industrial poluidora do estado. Os números fazem parte de um estudo divulgado nesta terça-feira, dia 3 de abril, pela Fundação de Economia e Estatística (FEE) que mede indicadores do potencial poluidor da indústria de transformação e extrativa no estado do Rio Grande do Sul, referentes ao período de 2002-2015.

Em termos gerais, o estudo aponta para uma tendência de aumento do risco ambiental no período, com crescimento tanto da dependência das atividades poluidoras, quanto do volume de produção potencialmente poluidora.

Além dos dois maiores municípios serranos, estão entre os mais poluidores a capital do estado, Porto Alegre, Canoas, Triunfo, Gravataí, São Leopoldo, Rio Grande, Santa Cruz do Sul e Erechim. A fundação destaca que, em 2015, quase a metade dos municípios gaúchos (242) dependia de indústrias com alto potencial poluidor, enquanto apenas 25 municípios (5%) concentravam indústrias com baixo risco ambiental.

A economista do Centro de Estudos Econômicos e Sociais da FEE, Cristina dos Reis Martins, afirma que, para medir o potencial poluidor das atividades industriais no estado, foi necessário obter um índice capaz de sintetizar, ao longo do tempo, tanto a intensidade das atividades econômicas industriais desenvolvidas, quanto o volume produtivo dessas atividades, que impactam no potencial poluidor como um todo.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp