Primeiro parque temático de Caxias do Sul, a Villa Dei Troni é a mais nova atração turística de Caxias do Sul. O empreendimento, localizado no distrito de Ana Rech, recria uma legítima colônia italiana, levando seus visitantes em uma viagem no tempo até 1875. O parque será oficialmente aberto ao público neste domingo (12).
A ideia nasceu do desejo do seu idealizador, Edson Tomiello, o “Trovão”, de deixar um legado histórico e cultural para Caxias do Sul. Em mais de 25 hectares, o empresário do ramo metalmecânico projetou o que chama de “a Disney da colônia”: a Vila do Trovão, traduzido do italiano, é composta por 40 edificações, entre casas originais e réplicas idênticas em tamanho real.
Trovão afirmou que não permitiria passar a vida profissional sem deixar algo significativo para Caxias do Sul, especialmente para Ana Rech, seu local de origem. Foi a partir desse sentimento de pertencimento e gratidão que a ideia da vila começou a ser discutida. No total, ao longo de quatro anos e meio de trabalhos para construir o parque, foram elaborados mais de 1.200 projetos.
A vila foi pensada para representar diferentes etapas do desenvolvimento econômico da região, incluindo a representação da industrialização da Serra Gaúcha: serrarias, olarias e as primeiras construções industriais. Além disso, o Trovão prevê a instalação de dois quilômetros de ferrovia dentro da propriedade no futuro.
“Nós precisamos deixar registrada a nossa história para que os futuros nossos descendentes saibam como foi o nosso início. Daqui a 60 anos, uma colônia original dessas não vai mais existir. E eu espero que a Vila de Trone resista ao tempo. É um projeto único e diferenciado, valorizando a história de toda a nossa comunidade e todos aqueles imigrantes que construíram a nossa região”, destacou o empresário.
O passeio
Os visitantes são levados da entrada do parque até a vila em antigos ônibus temáticos da linha Ana Rech x Caxias do Sul, atravessando uma ponte de madeira com muita música e animação promovida por personagens caracterizados como imigrantes.
Na vila, o público percorre uma jornada que passa por espaços típicos de uma colônia, como serraria, olaria, moinho, estrebaria, escola, capela, casa do padre e bodega, que contam com acervos e objetos históricos doados pela comunidade. Todas as casas da vila têm base na história real da região e das famílias que contribuíram para seu desenvolvimento.
O espaço ainda inclui a réplica da Casa de Anna Rech, figura histórica da região que transformou sua residência em hospedaria, restaurante e comércio, abrigando imigrantes italianos e tropeiros que cruzavam a Serra Gaúcha final do século XIX.
Gastronomia na Villa Dei Troni
Quatro pontos gastronômicos compõem o Villa Dei Troni: o Restaurante Leon, com alta culinária italiana à la carte; a Cozinha da Nona, com produção artesanal de pães e pratos típicos, com destaque para a polenta em variadas receitas; a Cantina do Nono, com tábuas de frios, vinhos finos e a alegria das mesas italianas; e a Bodega, com bebidas variadas.
O empreendimento também conta com espaços para eventos com capacidade para 400 pessoas, estacionamento amplo e infraestrutura que conta com fraldário, Wi-Fi, achados e perdidos e atendimento especializado para pessoas com mobilidade reduzida e PCDs.
Serviço
A Villa Dei Troni estará aberta de sexta a domingo, das 10h às 18h, incluindo feriados e datas especiais. Os ingressos podem ser adquiridos no site do parque e na bilheteria local, com valores de R$ 35,00 (meia entrada, para crianças de seis a 12 anos e público 60+) e R$ 70,00 (inteira, demais públicos).
Há possibilidade de agendamento de eventos corporativos, casamentos, formaturas, entre outros, nos demais dias da semana.