Guarda Municipal de Caxias do Sul tem novo comandante

Márcio Ramos Laguna assume como diretor-geral no lugar de Alex Oliveira Kulman

Publicado por
20:50 - 03/04/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

(Foto: Guarda Municipal, divulgação)

A Guarda Municipal (GM) de Caxias do Sul tem um novo diretor-geral: Márcio Ramos Laguna. Ele substitui Alex Oliveira Kulman que atuava no cargo desde fevereiro de 2021 e que continua na corporação em outro setor. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (3).

Laguna ingressou na Guarda Municipal em 2007, é acadêmico do curso de Direito da UniFtec e possui formação de guarda municipal da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). É especialista em Práticas Restaurativas pelo International Institute Restorative Practices (IIRP), facilitador em Círculos de Justiça Restaurativa pela Escola Superior de Magistratura do RS (AJURIS). Na GM, foi Gerente Operacional (Subcomandante) de 2012 à 2017, onde priorizou a fiscalização de áreas públicas, prevenindo o crescimento desordenado da cidade. Atuou também na Escola de Formação da GM, no Centro de Ações Preventivas (CAP) e no Grupamento das Rondas Ostensivas Municipais (ROMU).

Segundo o novo diretor-geral, em sua gestão contribuirá para o fortalecimento da Guarda Municipal, assim como os que o antecederam, e conta com o profissionalismo dos colegas e suas habilidades nas diversas áreas de atuação da corporação para bem zelar pela população.

“É com seriedade e responsabilidade que conduzo agora a Guarda Municipal de Caxias do Sul, corporação que escolhi para minha vida há 16 anos, onde me identifico e me realizo profissionalmente. Sei que o desafio é gigante, mas a oportunidade de conduzir a GM, meu carinho e respeito pela Instituição me impulsionam para tornar a nossa Guarda referência no que nos compete”, disse Laguna.

O secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva, agradeceu Kulman pelo período que esteve à frente da GM e deu as boas-vindas ao novo diretor-geral.

“Agradeço ao agora ex-diretor Kulman pelo período que esteve no comando da corporação e pelo trabalho desenvolvido até aqui. Desejo sucesso ao Laguna, que tenha êxito na gestão e que conte sempre com a Secretaria para bem desenvolver o trabalho em prol da comunidade caxiense”, disse o secretário.

A GM atua há 25 anos em Caxias do Sul. Foi a primeira guarda no Estado a utilizar câmeras de corpo para videomonitoramento e possui efetivo de 146 servidores, que atuam divididos em quatro turnos de serviço, prestando atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana. Até junho deste ano, 25 novos guardas municipais que estão em curso de formação devem integrar a corporação, aumentando o efetivo para 171 servidores.

Fonte: Prefeitura de Caxias do Sul

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp