O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) obteve uma economia de mais de R$ 26 milhões com a gestão das licitações em 2024. O trabalho da autarquia de Caxias do Sul foi realizado em conformidade com a Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei Federal 14.133/2021).
O superintendente de Orçamento, Finanças e Licitações (SOF) do Samae, Lourenço Benetti Bonfá, explica que todos os processos licitatórios foram conduzidos da maneira mais correta possível.
“O foco é evitar qualquer tipo de falha que possa prejudicar a administração ou gerar impactos negativos em auditorias realizadas pelos órgãos de controle”, complementa Bonfá.
Ao longo do ano passado, a gestão das aquisições e contratações resultou em uma economia significativa. As licitações foram concluídas com um valor médio 25% abaixo do orçado, somando um total de R$ 26.464.649,32.
“Essa economia será fundamental para melhorar o fluxo de caixa da administração pública, criando uma base sólida para futuros investimentos”, exemplifica o superintendente.
O diretor-presidente do Samae, João Uez, cita que os recursos economizados poderão ser usados, por exemplo, para atender as necessidades do Marco Legal do Saneamento (Lei Federal 14.026/2020), garantindo que a cidade esteja preparada para os desafios dessa importante legislação.