Foto: Andréia Copini
Foto: Andréia Copini

O Gabinete de Crise de Caxias do Sul foi acionado pelo prefeito Adiló Didomenico na manhã desta terça-feira (09), diante da previsão de mais chuva forte e ventos para a região. A reunião ocorreu na sede do Centro Integrado de Operações (CIOp), onde os órgãos municipais fizeram um balanço do ciclone que atingiu a cidade nas últimas horas e alinharam ações de prevenção.

Segundo dados do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), entre 15h e 23h desta terça o acumulado de chuva pode chegar a 90 mm. Já os ventos devem alcançar 60 km/h na manhã de quarta-feira (10).

Foto: Andréia Copini

Ocorrências registradas

Até o momento, Defesa Civil Municipal e Corpo de Bombeiros receberam poucas chamadas. No pico da chuva forte de segunda-feira, houve alagamento na parte baixa do bairro Reolon, mas a água escoou rapidamente e não houve desalojados.

Também foram registrados:

  • Destelhamento de um sobrado no bairro Cidade Industrial;
  • Destelhamento de um galpão na divisa entre Caxias do Sul e Farroupilha;
  • Quatro ocorrências na Rua Luiz Covolan, entre os bairros Santa Catarina e Reolon.

Regiões sob monitoramento

O coordenador da Defesa Civil, Tenente Armando da Silva, informou que mantém contato com o engenheiro Márcio Adami, do Samae, e que os modelos matemáticos apontam maior impacto nas regiões de Vila Cristina, Vila Oliva e Fazenda Souza.

“Essas áreas nos preocupam em função da produção agrícola, [a chuva] prejudica muito a cultura de hortifruti que está na época da colheita. Já publicamos um decreto de emergência para as áreas atingidas pelo granizo e ficaremos atentos a estas regiões também”, destacou.

Foto: Andréia Copini

Além disso, a Defesa Civil monitora a Vila São Pedro. Sobre Galópolis, o tenente afirma que há mais tranquilidade devido à atuação do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nupdec), que concluiu sua formação na semana passada:

“O pessoal conhecendo o risco foi eliminando o medo que mais perturba aqueles moradores. Vamos continuar nesses treinamentos, aproximando os órgãos de segurança à comunidade. Dá para sentir e perceber que os participantes do Nupdec estão orientando as pessoas, cuidando, ficando em contato, o que tranquiliza a todos”, disse.

Prefeito coloca Caxias à disposição

Ao final do encontro, o prefeito Adiló Didomenico reforçou a mobilização do município diante dos alertas meteorológicos e da Defesa Civil. “Queremos todos atentos e preparados para medidas preventivas”, afirmou.

O prefeito também informou estar em contato com o prefeito de Flores da Cunha, César Ulian, após o município sofrer diversos estragos diante da passagem do ciclone:

“Acabo de mandar uma mensagem ao prefeito César Ulian, de Flores da Cunha, nos colocando à disposição desse município vizinho e irmão naquilo que precisarem. Caxias está à disposição para ajudar”, afirmou.